Ao discursar no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em Vila Vargas, na manhã de sexta-feira, 25, o prefeito Murilo foi aplaudido pelos presentes ao enumerar a grande quantidade de obras em andamento para atender aos moradores dos distritos. São Construções e reformas que vão garantir qualidade de vida para os moradores.
“Vila Vargas nunca teve o respaldo de uma administração municipal como está tendo agora na gestão do prefeito Murilo”, afirmou o vereador Madson Valente. Ele destacou que as obras e o atendimento nos distritos significa o zelo que o prefeito tem com o município como um todo.
No Cras de Vila Vargas são atendidas em torno de mil famílias, incluindo também moradores dos distritos das vilas São Pedro, Formosa e Macaúba. Acompanhado da secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, do vice-prefeito Odilon Azambuja, de secretários e vereadores, Murilo entregou para as famílias um lote de feijão doado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A ação é pelas secretarias de Assistência Social e Agricultura Familiar e Economia Solidaria.
Antes, Murilo havia feito uma vistoria nas obras de reforma da unidade de saúde do distrito, onde funciona uma unidade de saúde da família completa, que conta inclusive com o apoio de residentes do curso de medicina da UFGD. Para executar a reforma sem interromper o atendimento o posto foi divido em duas partes. A primeira já está em fase final de obras e seguida começa a outra.
Para o vereador Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, Murilo foi uma benção para Vila Vargas e nunca mediu esforços para atender as demandas dos distritos e de toda a zona rural de Dourados. Ele citou como obras destaque em o Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) de Vila Vargas, que vai atender 240 crianças e a construção de 7 pontes de concreto em toda a zona rural de Dourados. “Estamos muito felizes com o atendimento de Murilo”, afirmou.
No Ceim, que está em obras, Murilo verificou a qualidade da obra. As armações de concreto são de muito boa qualidade, segundo o prefeito, e a obra atenderá a população local por muitos anos. O investimento é de R$ 1,672 milhões do Governo Federal. A contra partida da Prefeitura é de R$ 265,11 mil.
Para o vereador Silas Zanata, que também é da zona rural, Murilo está de parabéns por trabalhar de forma organizada atendendo a cidade como um todo. Já o vereador Sérgio Nogueira, disse que Dourados é privilegiada por ter um prefeito como Murilo, enquanto muitas cidades do Estado “estão no mato sem cachorro”, com problemas até para pagar a folha dos servidores.
Em Vila Vargas Murilo também vistoriou a academia ao ar livre, que fica numa área anexa à Associação Atlética Vila Vargas, onde Murilo inclusive já iluminou a pista de caminhada. Depois vistoriou o início da obra da academia de saúde, ao lado do ginásio de esportes. Murilo também reafirmou que no ano que vem vai reformar o ginásio. Com esse complexo de obras, a população do distrito vai ter condições de praticar o esporte com qualidade.
Já o prefeito destacou a importância do trabalho organizado da boa equipe que montou. “O prefeito não pode estar em todos os lugares todo dia, mas com trabalho do vice-prefeito Odilon, dos secretários e toda a equipe o trabalho acontece e vamos mudando a realidade de Dourados”, ressaltou. Lembrou do desafio para conseguir o Ceim para o distrito e prometeu reformar o Cras para garantir ainda mais qualidade no atendimento às famílias.
Murilo e sua equipe ainda vistoriaram duas pontes na área do distrito, que já estão pontas e disponíveis para a população, pondo fim aos velhos problemas das pontes de madeira. As pontes vistoriadas são sobre o córrego Laranja Doce e a outra sobre o córrego Laranja Lima. A comitiva também pode constatar a excelente qualidade de manutenção das estradas vicinais.
O prefeito também conheceu a horta do Projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) no sitio Recanto Feliz, de Alferino Lara Maciel. Já são 20 hortas implantadas em Dourados e mais 10 em implantação. Murilo também criou três feiras agroecológicas para que os produtores possam vender sua produção, duas em Dourados e uma em Vila Vargas.
Durante as visitas e vistorias o prefeito estava acompanhado do vice-prefeito Odilon, dos vereadores, e dos secretários Luiz Roberto Martins Araújo (Planejamento), Márcio Katayama (Serviços Urbanos) Ledi Ferla (Assistência Social) e Landimark Ferreira Rios (Agricultura Familiar e Economia Solidaria. Do almoço com lideranças locais participou também o secretário de Governo, José Jorge Leite Filho, o Zito.