As Unidades Básicas de Saúde mantidas pela Prefeitura de Dourados já possuem doses disponíveis de vacina contra a Hepatite A. A aplicação deve ser feita em crianças que tenham de 1 ano até 1 ano 11 meses e 29 dias. Não se trata de uma campanha, mas do processo de implantação deste tipo de vacina no calendário de rotina.
“A partir de agora ficará disponível nas unidades sempre. Quando a criança completa a idade, os pais podem procurar o posto mais próximo de casa para aplicação das doses”, explica Carla Cristina Ribeiro da Silva gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde.
Como a distribuição das doses é feita gradativamente, a orientação é para que os pais se informem sobre a disponibilidade da vacina na unidade antes de levar os filhos para vacinar. “A maioria já está com as doses disponíveis”, afirmou Carla.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é uma importante ferramenta de prevenção contra a doença, já que tomada na infância protege a pessoa pela vida inteira, evitando casos graves e óbitos. Há ainda poucos casos de reações adversas quando aplicadas as doses.
A hepatite A é geralmente benigna, apresentando raramente uma forma grave (aguda e fulminante). A principal forma de contágio é a fecal-oral, por meio de contato com pessoas infectadas ou através de água e alimentos contaminados. De acordo com o ministério, a estimativa é de que sejam registrados no Brasil 130 novos casos a cada 100 mil habitantes por ano.