Nesta quarta-feira, 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Para reforçar a importância para a saúde de se evitar o cigarro, a equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Vila Vargas organiza uma série de atividades durante toda a semana.
Até a próxima sexta-feira (2), uma barraca foi montada em frente a Unidade de Saúde com ponto de troca de cigarros por pote com salada de frutas, com o slogan “troque nicotina por vitamina”.
Durante toda a semana, a equipe da UBS faz atendimentos com orientações educativas sobre riscos do tabagismo, atendimentos individuais e auriculoterapia para cessação do tabagismo.
Na sexta, último dia, acontece atividade educativa de encerramento com os tabagistas da área. Às 9h acontece o “Dia de Não Fumar”, com participação da psicóloga Cíntia de Souza Neto com abordagem do tema “os benefícios de parar de fumar”.
Não fume
O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, além de contribuir para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.
Segundo números do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo no Brasil. Os custos dos danos produzidos pelo cigarro no sistema de saúde e na economia passam dos R$ 100 bilhões por ano.