O CIAT oferece gratuitamente aos trabalhadores vários serviços, tais como:
Busca recolocar o trabalhador no mercado de trabalho, provendo as empresas de mão-de-obra adequada. Atua na captação de vagas junto ao mercado de trabalho e no recrutamento, pré-seleção e encaminhamento às vagas.
Documentos necessários:
* Documento de Identidade
* CPF
* Carteira de Trabalho.
É um benefício integrante da seguridade social, promovendo a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. Sendo necessários os seguintes documentos para solicitação:
A Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS é o documento obrigatório para todos os empregados com contrato de trabalho regido pela CLT. Ela garante acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS. É necessário os seguintes documentos:
2ª VIA da CTPS ou continuação
* 02 (duas) fotos 3×4 (recentes);
* Carteira de Identidade (original);
* CPF;
* Comprovante de residência;
* Em caso de perda, roubo ou extravio: Boletim de ocorrência.
Após a emissão da CTPS, poderá ser feito o cadastro para encaminhamento às vagas disponíveis. Documentos necessários(Carteira de trabalho e documentos pessoais).
A qualificação é fundamental para ampliar as possibilidades de ingresso ou permanência do trabalhador no mercado de trabalho. No CIAT poderá consultar os cursos disponíveis e fazer sua pré-inscrição. Os trabalhadores considerados vulneráveis social e economicamente, desempregados ou com risco de desemprego, tem prioridade.