Durante a campanha “Saindo do Sufoco”, realizada pelo Procon (Programa Municipal de Defesa do Consumidor) da Prefeitura de Dourados em parceria com a Unigran, foram 437 consumidores atendidos para tentativas de acordo com credores. O sucesso das negociações atingiram 95,01% dos casos.
A campanha foi realizada durante todo o mês de setembro. Neste período, consumidores que queriam sair na inadimplência e recuperar o crédito no mercado puderam procurar o órgão para renegociar suas dívidas.
A procura dos consumidores pelo serviço oferecido pela campanha foi considerada alta, assim como o índice de acordo. O órgão alerta que a oportunidade é boa para que os consumidores consigam organizar melhor as finanças pessoais, pagando parcelas que cabem no bolso.
De acordo com balanço feito pelo programa, foram negociados R$ 375.505,98 em dívidas, sendo que o acordo com os fornecedores gerou um valor de R$ 234.508,98. Houve desconto em relação ao débito principal, o que é positivo para que o interessado consiga quitar a dívida.
A principal dívida negociada pelo Procon foi relacionada ao cartão de crédito. Este é considerado o vilão disparado para o endividamento da maioria das famílias brasileiras, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio).
O Procon em parceria com a instituição de ensino ainda realizaram um atendimento exclusivo neste período, em que receberam consumidores que muitas vezes já estavam desmotivados, preocupados com a situação financeira. Hoje, a situação deles já é diferente. O Procon é parceiro do consumidor para restabelecer uma situação momentânea de dificuldade financeira.