A Prefeitura de Dourados e parceiros realizam no dia 24 de agosto, durante jantar de confraternização, o sorteio da viagem para Porto de Galinhas, litoral de Pernambuco, entre os consumidores dos pratos do 3º Festival Gastronômico Sabores de Dourados. O ganhador terá direito a levar um acompanhante.
O festival aconteceu entre os dias 17 de junho a 30 de julho nos 31 restaurantes, bares e pizzarias participantes. O Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Dourados ainda apura o número de pratos consumidos, mas calcula que chegue a 5 mil. Esse número é 40% superior aos 3 mil pratos consumidos no festival do ano passado.
No jantar entre os empresários, patrocinadores e equipe organizadora do festival, também será feito o sorteio de um prêmio entre os garçons e cozinheiros, que é um pernoite em suíte master luxo em Dourados. É a primeira vez que se premia garçons e cozinheiros.
Este ano também foi implantado no festival o “tour gastronômico”. No consumo de cinco pratos diferentes a pessoa ganhou um ‘kit churrasco’ personalizado do evento. A proposta foi estimular o consumo dos pratos participantes e o turismo gastronômico.
O festival foi realizado pela Prefeitura de Dourados, tendo como parceiros a Abrasel-MS, Fundtur-MS, Zann Turismo e Gales Park Hotel. Os restaurantes, pizzarias e bares participantes ofereceram opções para almoço e jantar, nas modalidades a la carte, self service, pizzas, porções e lanches.
O festival é um mecanismo de incentivo ao turismo e comércio criado com grande sucesso pelo prefeito Murilo. A sua proposta é a valorização da culinária local, criação de novos pratos e o aumento na comercialização nos restaurantes. Nas duas primeiras edições essas metas foram atingidas pelos empresários.
Nesta edição, todos os pratos adicionaram pelo menos um ingrediente agroecológico, como forma de incentivar a produção local de orgânicos, principalmente folhas e legumes, outro projeto do prefeito Murilo que está conquistando resultados excelentes. O custo do prato não ultrapassou a R$ 40.