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Leia maisExperiência Profissional:
O secretário municipal de Planejamento, Fábio Luís, é arquiteto urbanista, especialista em Gestão e Planejamento Ambiental e Master em Arquitetura. É empresário da construção civil e foi professor universitário durante sete anos. Tem trabalhos realizados em diversas cidades do Estado como arquiteto e gestor ambiental.
Fabio Luís vive em Dourados há 30 anos. Foi diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente. À frente da pasta cooperou para a implantação da coleta de lixo na reserva indígena, distribuição lixeiras recicláveis em 100 pontos da cidade, incentivou a logística reversa implantando o Papa Pilhas em diversos pontos públicos e privados, solicitou ao Executivo a chamada dos aprovados no concurso para ocupar os cargos técnicos do instituto e também iniciou os estudos plano de arborização do município.
Em sua gestão garantiu o aumento dos repasses do ICMS Ecológico, que passaram de R$ 70 mil por ano para R$ 1 milhão por ano. Aprovou ainda a criação do Parque Municipal do Paragem (1ª unidade de conservação do município), além de ter dado o start nos estudos para remodelação da lei verde.
2.1 Secretaria Municipal de Planejamento- SEPLAN
A Secretaria de Planejamento Urbano é o órgão da Administração Municipal responsável pelo planejamento, coordenação e gerenciamento urbanístico do Município de Dourados, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e o ordenamento do território.
Compete à Secretaria a formulação de diretrizes para o uso e parcelamento do solo, a análise e elaboração de projetos urbanísticos, arquitetônicos e paisagísticos, o monitoramento do Plano Diretor, a fiscalização do uso e ocupação do solo urbano, bem como a implementação da Política Municipal de Saneamento Básico, em articulação com as demais áreas da administração pública.
Com atuação técnica, estratégica e integrada, a Secretaria busca assegurar um crescimento urbano equilibrado, com infraestrutura adequada, organização territorial e melhoria contínua da qualidade de vida da população.
2.2 Equipe Técnica
Secretário: Fábio Luís da Silva
Assessoria Técnica: Rosmari Covatti
Assessoria Jurídica: Aline Ramos
Departamento de Administrativo Financeiro: Cibele Doffinger
Departamento de Planejamento e Monitoramento Urbano: Ana Luíza Ávila
Departamento de Geoprocessamento: Márcio Camillo
Departamento de Análise de Projetos de Edificações: Cláudia Torraca
Departamento de Análise de Parcelamento do Solo: Cláudia Torraca
Departamento de Fiscalização de Obras: Fábio Souza
2.3 Atribuições
I. Atribuições definidas pelo Art. 31 da Lei Complementar nº 442, de 15 de setembro de 2022
II. Avaliar áreas mais adequadas à implantação de equipamentos urbanos, comunitários e conjuntos habitacionais;
III. Elaborar Relatório de Impacto Ambiental Urbano e analisar Estudo de Impacto de Vizinhança, elaborado pelo interessado, para instrução de projetos de lei, que disponham sobre a alteração de zoneamento e de uso e ocupação do solo;
IV. Definir e expedir as diretrizes para o uso e parcelamento do solo, o traçado das quadras e dos lotes do sistema viário, dos espaços livres e de preservação das áreas reservadas para equipamentos urbanos e comunitários;
V. Elaborar, analisar, coordenar ou, caso melhor atenda o interesse público, contratar, com a observância do regramento da lei nº 14.133/2021 e demais pertinentes à matéria, a elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, de mobiliário urbano, de preservação do patrimônio histórico e ambientais;
VI. Analisar projetos e programas de infraestrutura urbana e sobre eles emitir pareceres e relatórios;
VII. Monitorar a implantação do Plano Diretor e desenvolver estudos, pesquisas, propostas, projetos e planos setoriais necessários à sua permanente atualização;
VIII. Promover estudos e elaborar projetos e planos setoriais de recuperação e revitalização de áreas, ruas e vias públicas;
IX. Promover estudos e pesquisas no campo de planejamento urbano e do direito urbanístico;
X. Promover estudos e elaborar projetos e plano físico-territoriais relacionados à Região da Grande Dourados;
XI. Promover o planejamento do sistema viário e do trânsito, bem como promover estudos, elaborar projetos e emitir pareceres sobre a sinalização urbana, em conformidade com a legislação urbanística;
XII. Propor medidas, projetos e programas que visem garantir o planejamento e o desenvolvimento urbano integrado;
XIII. Realizar levantamentos de uso e ocupação do solo para fins de cadastro técnico, promovendo a permanente atualização da base cartográfica do município;
XIV. Realizar pesquisas e acompanhamento da evolução e transformação urbana da cidade e dos distritos;
XV. Emitir pareceres técnicos e elaborar anteprojetos de leis, relativos ao planejamento urbano do município;
XVI. Desenvolver outras atividades afins, no âmbito de sua competência;
XVII. Examinar e fiscalizar projetos de obras e edificações;
XVIII. Realizar a expedição de atos de autorização, permissão ou concessão de uso e parcelamento de solo ou de uso de equipamentos públicos;
XIX. Fornecer e controlar a numeração predial;
XX. Efetuar a atualização do sistema cartográfico municipal;
XXI. Planejamento, organização e controle da fiscalização de edificações particulares em andamento, referente ao uso e ocupação do solo urbano, incitando em caráter legal e educativo o cumprimento das normas legais de ocupação e uso do solo;
XXII. Fazer cumprir as prescrições do Código de Obras, de Lei de Uso e Ocupação do Solo e Parcelamento do Solo, do Código de Posturas, do Plano Diretor e de outros dispositivos legais que tratam das edificações e do uso e ocupação do solo urbano, promovendo a aplicação das penalidades previstas na lei ou regulamentos, através de Notificação ou Auto de Infração, quando couberem;
XXIII. Garantir a implementação da Política Municipal de Saneamento Básico de Dourados, com intuito de promover a melhoria da qualidade da sanidade pública, propiciar o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, entre outros objetivos;
XXIV. Desenvolver outras atividades afins, no âmbito de sua competência.
3.1 Valor das Taxas de 2025
3.2 Serviços Online
GDU – Guia de Diretrizes Urbanísticas
Folha Consulta- Edificação
Folha Consulta- Parcelamento
Folha Consulta- Atividade
Estudo de Impacto de Vizinhança-EIV
Vistoria de EIV
Certidão de Demolição e Autorização de Demolição
Certidão de Logradouro
Certidão de Perímetro Urbano
Certidão de Área Construída por Imagem
Certidão de Localização, Certidão de Acesso
Certidão de Numeração Predial
Certidão de Uso e ocupação do Solo
Licença de Localização
Análise de Projetos de Edificações e Parcelamento (Em breve)
3.3 Vídeos
Vídeo de como gerar Croqui de Localização no Webgis
Vídeo de como protocolar GDU- Guia de Diretrizes
3.4 Checklist de documentos para as solicitações online
3.5 Modelo Padrão de Projetos
3.6 Saneamento – Canal de Denúncia
3.7 Acesso para solicitação de matrícula do imóvel
Solicitar – Clique aqui.
Mapa da Circunscrição 1 e 2 PDF – Clique aqui.
Mapa da Circunscrição 1 e 2 KMZ – Clique aqui.
4 – WebGis
Clique aqui para acessar o WebGis
Estudo de Impacto de Vizinhança
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Departamento de Planejamento:
Jair Vieira da Costa Junior
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Departamento de Licença de Localização/Alvará de Funcionamento:
Talyta da Silva Paiva Moreira
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Telefone: 67 3411-7118
Departamento de Geoprocessamento:
Ênio Alencar da Silva
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Departamento de Fiscalização de Obras:
Fabio Barbosa de Souza
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