A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) iniciou, nesta quinta-feira (9), a “II Oficina de Atividades Educativas em Saúde no Âmbito Escolar”, no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal. No primeiro momento voltado aos profissionais das equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária, o evento tem intuito de capacitar e atualizar os cirurgiões-dentistas quanto ao uso do flúor nas estratégias individuais ou coletivas nos serviços das UBS e escolas.
Outro objetivo da oficina é preparar os profissionais que executam o Programa Coletivo Municipal de Saúde Bucal, para a coleta, registro e interpretação de de indicadores epidemiológicos serem trabalhados e obtidos por eles neste ano. “Sabemos que existem dificuldades, mas as palestras ajudam ao profissional abrir a mente e refletir um pouco mais sobre o trabalho dele. Digamos que pode plantar uma sementinha na cabeça dos profissionais, que passam a entender que podem fazer a diferença na sua região e planejar o serviço melhor, baseados em ciência”, disse o ministrante da oficina, professor doutor Rafael Ayello Bomfim, da UFMS.
O gerente do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal, Sérgio Rôas, explica que o planejamento dos serviços e das ações de devem partir, primeiramente, de um levantamento das necessidades. “Dessa forma, essa capacitação visa preparar melhor o profissional na realização do exame, no registro e na compreensão desse indicador para que eles o utilizem no planejamento das ações em seus respectivos territórios”.
Ele acrescentou ainda que o evento teve focou nas ações coletivas. “Falamos de terapia intensiva com flúor, escovação supervisionada e ações educativas de saúde bucal. Em suma, a capacitação visa tirar dúvidas, reforçar conhecimentos, trazer atualizações sobre a melhor forma de se utilizar o flúor nas nossas ações e atividades na Saúde Bucal no município”.
Ainda neste mês deve ser iniciado o levantamento epidemiológico nas escolas. O evento também contou com a participação de Agentes Comunitários de Saúde e diretores das Unidades Básicas de Saúde.