No ano passado, II Seminário sobre drogas do Comad reuniu cerca de 500 pessoas no auditório da Unigran – A. Frota/Arquivo/Assecom
O Comad (Conselho Municipal sobre Drogas) de Dourados realiza nestes dias 26 e 27, o III Seminário de Conscientização do uso abusivo de Drogas com o foco nas relações intrafamiliares. A abertura será às 19h desta quarta-feira, no auditório do bloco 10, da Unigran. O credenciamento será a partir das 18h.
Aberto às famílias e a quem tenha interesse de aprender mais sobre o tema, o seminário sobre drogas tem como objetivo proporcionar conhecimento aos profissionais de Dourados que lidam, direta ou indiretamente, na abordagem com pessoas que fazem o uso abusivo e substâncias psicoativas.
Logo após a abertura, pelo presidente do Comad, Rogério Fernandes Lemes, será feita a apresentação dos conselheiros.
Às 20h, a presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Denize Fátima Barbosa Souza e Silva, ministrará a palestra “Políticas Públicas sobre Drogas”. Em seguida será aberto para debate.
Na quinta, dia 27, o credenciamento inicia ás 7h. Antes da abertura oficial, prevista para as 8h, haverá visitas aos banners de Boas Práticas e apresentações culturais.
A programação prevê palestras e debates o dia todo. A palestra 1 abordará o tema “As Relações familiares no Território Indígena e o uso abusivo de Drogas”. Em seguida, “Olhar da Sesai – Saúde Indígena”, com a psicóloga do Polo Base Indígena de Dourados, Tanise de Oliveira Fernandes; “Olhar do Cras – Política de Assistência Social”, com a coordenadora do Cras Indígena de Dourados, Bárbara Jandaia de Brito Nicodemos; e “Olhar do MPF – Política de Segurança Pública”, com o analista em antropologia do MPF em Dourados, Waldenir Bernini Lichtenthaler. Em seguida abre-se o debate.
Às 9h40 a palestra 2, com o tema “Codependência: a Saúde Mental da Família”, com a psicóloga do CAPS AD de Dourados, Elenita Sureke Abílio. Depois o debate.
Às 10h30, será mostrado o “Mapeamento das Comunidades Terapêuticas”, com a técnica da coordenadoria de apoio e orientação às Organizações da Sociedade Civil, Viviane Maria Gonçalves, de Campo Grande.
A palestra 3 está prevista para as 13h10, com o tema “Adolescência e Drogas: prevenção ao uso” com a psicóloga e mestre em Ciência da Saúde, Rosemeire Martins.
Às 14h10, a palestra 4, sobre “Psicopatologia das dependências químicas: causas psíquicas anteriores e atuais”, com o médico psiquiatra do Hospital Universitário de Dourados José Roberto Barcos Martinez.
Às 15h30, a apresentação de Boas Práticas, da Rede de Saúde Mental; vídeos informativos; grupo de apoio.
Ainda no período de 13h às 16h acontecerão duas oficinas, simultaneamente: Oficina 1 – para Comunidades Terapêuticas e Oficina 2 – para conselheiros dos COMADs da região. O encerramento está previsto para as 17h. Os participantes receberão certificados de 12 horas.
As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas na página do blog do Comad – http://comaddourados.blogspot.com.