Seminário reuniu centenas de pessoas em debate de combate ao uso abusivo de drogas, na manhã desta quinta-feira -A. Frota
Cerca de 500 pessoas acompanham o III Seminário de Conscientização do uso abusivo de drogas com foco nas relações intrafamiliares da Grande Dourados. A abertura ocorreu na noite de quarta-feira (26) e o encerramento será no final da tarde desta quinta-feira (27), no auditório do bloco 10, da Unigran.
A programação abrange temas como codependência e saúde mental da família, mapeamento das comunidades terapêuticas, adolescência e drogas, psicopatia das dependências químicas e outros.
Representantes da Sesai (Saúde Indígena), da Secretaria de Assistência Social, do Ministério Público Federal e outras instituições debaterão temas no evento.
A secretária de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar participou da abertura do Seminário e frisou a importância deste tipo de debate em Dourados, ponto “estratégico” da rota do tráfico de drogas. A facilidade do acesso a entorpecentes por jovens e adolescentes também foi um ponto citado por ela.
“Nosso município em região de fronteira é impactado com o tráfico de drogas. Adquirir drogas lícitas ou ilícitas é muito fácil e infelizmente cada vez mais os menores seguem o caminho do vício, o que muitas vezes resulta também em prática da criminalidade, então esse debate e o fortalecimento de políticas públicas para combate e prevenção das drogas são essenciais”, disse.
O presidente do Comad, Rogério Fernandes Lemes, destacou que o Seminário foi formatado em conjunto com as instituições que fazem parte do Conselho, sendo aberto para pessoas que tem interesse no assunto e em especial para profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social.
“Estamos muito satisfeitos com a grande participação e essa ação acontece com ênfase em capacitação, troca de experiências e no nosso intuito de propor, sensibilizar, mobilizar ações para o enfrentamento ao uso de drogas”, disse.
Durante a manhã desta quinta-feira (27), aconteceu também a entrega de moções legislativas foram realizadas no evento, com proposições dos vereadores Olavo Sul, Junior Rodrigues e Sérgio Nogueira.
A programação tem sequência com explanações de Rosemeire Martins, psicóloga e mestre em Ciência da Saúde e José Roberto Martinez, psiquiatra do Hospital Universitário, no período matutino e vespertino.
Os participantes receberão certificados ao final do seminário.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas via blog do Comad, no endereço: http://comaddourados.blogspot.com/.