A necessidade da união de todas organizações competentes e população nas ações de formação, educação e fiscalização ganhou destaque durante a Cerimônia de Abertura da Semana do Trânsito em Dourados, nesta quarta-feira (21). A importância desse vínculo fica evidente no tema deste ano, “Juntos Salvamos Vidas”, e nos objetivos a serem alcançados. Um dos intuitos é atingir a meta de reduzir em 50% o número de vítimas fatais no período de dez anos, proposta pelo Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).
“Precisamos da unidade e ajuda de todos que estão aqui e também de toda a população. Só é possível atingir essa meta com o empenho que fazemos para chegar nesse objetivo de cortar pela metade o número de mortes causadas nos acidentes em nossa cidade. É necessário a gente frisar isso para salvar vidas”, comentou a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Sousa Neto.
Dados computados até agosto demonstram a situação preocupante em Dourados nos quase mil acidentes registrados no município. Foram 26 vítimas fatais e 951 feridos nos sinistros de trânsito neste ano. Mais de 600 deles envolveram motocicletas e 39 tinham ligação com o consumo de bebidas alcoólicas.
O prefeito Alan Guedes lembrou que parte dos investimentos de U$ 50 milhões adquiridos por meio do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) será destinada a obras de melhoria do trânsito. “Nós temos um desafio. Nesse programa aprovado pelo Senado estão previstas obras que vão garantir melhor fluidez com novas vias, ampliação e revitalização, são projetos que já estão caminhando. Tudo isso explorando o potencial de Dourados, que é uma cidade muito bem posicionada para receber ciclovias, por exemplo, valorizando todos os meios de transporte”.
Além da Agetran, que está à frente das ações da Semana do Trânsito no município, também participaram da cerimônia: Detran (Departamento Estadual de Trânsito), GMD (Guarda Municipal de Dourados), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), PRF (Polícia Rodoviária Federal), 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, Exército Brasileiro representado pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 28º Batalhão Logístico, 2º Grupamento de Bombeiros Militar, Polícia Civil, CFC Grand Prix, Patrulha Mirim e Sest/Senat.
Programação
As ações da Semana do Trânsito continuam até o final de semana. Nesta quinta-feira (22), acontece o mutirão de doação de sangue em parceria com o Exército Brasileiro e uma ação de destaque ao “Dia Mundial da Cidade Sem Carro”. O ato ocorre na Praça Antônio João e envolve pedestres e ciclistas na área central de Dourados, com entrega de brindes e material informativo.
No dia 23 de setembro, as crianças do projeto Agetran na Escola/Conexão Dnit e Semed (Secretaria Municipal de Educação) participarão de atividades no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão. O evento envolve gincanas, fanfarras e outras atividades lúdicas alusivas ao trânsito.
No sábado (24), às 7h, acontece um mutirão de doação de sangue com um grupo de ciclistas. A partir das 8h está prevista a 1ª Passeata pela Vida, com apoio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde). A concentração ocorre na Praça Antônio João, onde também haverá ações alusivas ao Setembro Amarelo e à redução de vítimas fatais. O percurso tem saída da praça, segue pela avenida Marcelino Pires, passa pelas ruas Hayel Bon Faker e Joaquim Teixeira Alves até retornar ao ponto de concentração.
A agenda se encerra no domingo (25), com falas alusivas ao trânsito em cerimônias religiosas do município.
Apoio
Além dos parceiros citados que participam diretamente da organização e realização dos eventos, também fazem parte da rede de apoio da Semana Nacional do Trânsito: Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), DNIT (Departamento Nacional de Infra Estrutura de transporte e Trânsito), Lab Tran, Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Unigran, Hemocentro de Dourados, Autotran Guinchos e Grupo de Ciclistas de Dourados.