Durante cinco dias população pode comprar peixes nas feiras e nos parques ambientais – Chico Leite
Sucesso total. Essa é a avaliação sobre a Semana do Peixe, mais um evento importante que o prefeito Murilo trouxe para Dourados. Durante cinco dias foram comercializadas mais de 8 mil quilos de peixes. No sábado e no domingo passados milhares de pessoas foram pescar nos parques ambientais Antenor Martins (Parque do Lago), no Jardim Flórida, e Primo Vicente (Rego D’Água), no Grande Água Boa.
“Alcançou muito bem o objetivo de trabalhar com a população a importância do consumo de carnes de peixes”, afirma Landmark Ferreira Rios, da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidaria), pasta da Prefeitura que cuidou da organização do evento. “O peixe possui o Ômega 3, responsável por evitar várias doenças, como o Alzheimer e a demência. É um trabalho que visa a produção, geração de emprego e a saúde”, acrescenta.
Durante cinco dias, de 14 a 18 houve venda de peixes nas feiras da Praça do Cinquentenário, do Parque Alvorada, do Ceper do 3º Plano e da Feira da Rua Cuiabá. Nesses locais a venda foi feita no caminhão-feira do Mapa (Ministério da Aquicultura, Pecuária e Abastecimento). Nos parques Antenor Martins e Primo Vicente a comercialização ocorreu em barracas montadas pelos produtores.
Durante cinco dias população pode comprar peixes nas feiras e nos parques ambientais – Chico Leite
No sábado e domingo milhares de famílias foram se divertir nos dois parques e aproveitar para pescar. Peixes foram soltos no parque Primo Vicente para garantir a alegria dos moradores. No Parque Antenor já havia peixes suficientes para a pescaria esportiva. “Estimular a pesca promove o gosto pela carne do peixe na mesa das famílias”, diz Landmark.
No Brasil a Semana do Peixe já está na XII edição. Este ano o prefeito Murilo resolveu trazer o evento também para Dourados, fazendo parte do projeto de desenvolvimento da piscicultura, atividade da qual o prefeito é entusiasta.
A partir de agora a Prefeitura começa a preparar a Festa do peixe do ano que vem. Murilo trabalha para ampliar ainda mais o evento. A outra parte do parque Primo Vicente que não foi usada na edição desta ano será utilizada no ano que vem. O secretário Landmark informa que será preparado inclusive o outro lago, aumentando a lamina d`Água disponível para os pescadores.
Durante cinco dias população pode comprar peixes nas feiras e nos parques ambientais – Chico Leite
Na visão de Murilo eventos como estes estimulam o consumo do pescado e amplia a produção, gerando renda e emprego no campo. “Dourados tem um dos maiores potenciais de lâmina d`Água do Estado para a implantação de tanques. Trabalhamos para incentivar os proprietários rurais a utilizarem esse potencial. Além de levar tecnologia nós realizamos eventos com foco na comercialização”, explica Murilo.
A realização da Semana do Peixe foi da Prefeitura, através da Semafes, e do Mapa, com suporte da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Guarda Municipal, Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e apoio da MS-Peixe, da Superintendência Federal da Pesca em MS, do Governo do Estado, através da Agraer, do Sindicato Rural de Dourados, da Câmara de Vereadores, Embrapa Agropecuária Oeste e UFGD.