A XV Semana do Meio Ambiente e XVIII Eco Dourados foram abertas ontem com entrega do Prêmio Marco Verde. Os eventos serão realizados até quarta-feira no auditório da Unigran com palestras, mesas redondas, minicursos, exposições dos projetos de educação ambiental das escolas de Dourados, apresentações culturais e ecovisitas.
O prefeito Murilo e o vice-prefeito Odilon Azambuja fizeram a abertura dos eventos. Também participaram o diretor-presidente do Imam, Rogério Yuri Farias Kintschev, o vereador Madson Valente e Ataulfo Alves Stein Neto, que é presidente do Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
O prefeito Murilo ressaltou a importância de eventos como, a XV Semana do Meio Ambiente e XVIII Eco Dourados, pois são formas de complementar o que se aprende o ano inteiro nas escolas e nas universidades e no dia a dia do cidadão. “Nós como cidadãos temos a obrigação de preservar o meio onde vivemos e que vamos deixar para nossos filhos”, disse o prefeito.
Ele lembrou o apoio que o município vem dando aos projetos de preservação que são encaminhados através do Imam (Instituto do Meio Ambiente) e que Dourados é uma cidade privilegiada em termos de meio ambiente, que dispõe de várias áreas de mata, fundamentais para a qualidade de vida dos douradenses.
Marco Verde – Após a abertura do evento foi realizada a entrega do Prêmio Marco Verde. Este ano quatro personalidades foram homenageadas pelos relevantes serviços em favor do meio ambiente de Dourados.
O prefeito Murilo e o promotor de Meio Ambiente, Ricardo Rotunno entregaram o prêmio a professora Zefa Valdivina Pereira; o vereador Madson Valente e o vice-prefeito, Odilon Azambuja entregaram o prêmio a empresário Antônio Weber; o presidente do Imam, Rogério Yuri Farias Kintschev e o presidente do Comdam, Ataulfo Alves Stein Neto fizeram a entrega o troféu, a Iracema Tibúrcio, represente do projeto Papa Pilhas e o prefeito Murilo e o promotor Ricardo Rotunno fizeram a entrega da homenagem aos empresários Jorge e Surya Zenatti, representantes da Taurus que mantém o projeto “Taurus em Ação”.
Programação – Com o tema “Por uma Dourados mais sustentável: preservar no presente garantindo o futuro”, os eventos desta segunda-feira, após a abertura e a entrega do Prêmio Marco Verde, foi realizada a palestra “Responsabilidade Ambiental e o papel da Promotoria do Meio Ambiente no Município de Dourados”, com o promotor Ricardo Rotunno, titular da Promotoria de Meio Ambiente de Dourados. Às 10h foi oferecido um coffee break e às 14h foi realizado plantio simbólico de espécies nativas no Parque Antenor Martins, no Jardim Florida I.
No segundo dia de evento (nesta terça-feira). A abertura será às 8h, com apresentação cultural, em seguida mesa redonda sobre “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”, com os palestrantes: Vinicius Bertuol Aquino (Engenheiro ambiental e docente da Uems); João Carlos Battaglin (diretor de departamento da Semsur); Kallen Christiany Miranda Ferreira (diretora do Departamento de Economia Solidária); Glênio Alves de Freitas (enfermeiro e chefe do setor de hotelaria hospitalar do HU). O mediar será Ataulfo Alves Stein Neto (coreógrafo, mestre em Geografia pela UFMS e presidente do Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Das 13h às 17h serão realizados minicursos.
Na quarta-feira (dia 3), abertura será às 8h, com apresentação cultural. Em seguida palestra “Comdam – participação e controle social”, com Ataulfo Alves Stein Neto. Das 13h às 17 serão realizados minicursos.
Paralelamente acontecem exposições dos projetos de Educação Ambiental das escolas de Dourados e apresentação de trabalhos científicos, que estão expostos no saguão de entrada evento. Também serão realizadas ecovisitas na Embrapa, Sanesul, aterro sanitário, Centro Social Marista, Horta Mandala, Grupo Escoteiro Laranja Doce, Aldeia Indígena e Viveiro Municipal.