A SES (Secretaria de Estado de Saúde) acolheu as justificativas da Prefeitura de Dourados para não aderir às medidas mais severas de combate à pandemia decretadas em Mato Grosso do Sul. Além disso, a secretaria também reconheceu os efeitos positivos do Lockdown na cidade.
Segundo o documento, “a redução do índice de contágio do vírus, a ampliação da testagem da população e a queda da média móvel de óbitos” embasam o plano adotado para o fim do lockdown municipal, que encerrou no último dia 14.
“Senhor Prefeito de Dourados, Considerando a situação excepcionalíssima do Município de Dourados que, entre os dias 30 de maio de 2021 a 12 de junho de 2021, impôs medidas restritivas extremamente rígidas por meio do Decreto nº 400, de 28 de maio de 2021[…]Acolho as razões expostas para que não haja a incidência, no âmbito do Município de Dourados, do disposto no art. 1º, “caput”, do Decreto Estadual nº 15.963, de 09 de junho de 2021”, detalha o texto assinado pelo secretário, Geraldo Resende.
No lançamento do novo drive-thru Dom Teodardo, Resende mais uma vez ressaltou os resultados da administração municipal. “Fico muito contente com os resultados positivos que Dourados alcançou nestes últimos dias. E vamos trabalhar para que o Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado a sair dessa pandemia”.
Tal medida, no entanto, não altera a reclassificação da bandeira do Município de Dourados, que continua na cor cinza, depois da reclassificação promovida pelo Governo do Estado. O toque de recolher segue das 20h às 5h, assim como todos os cuidados devem ser mantidos para conter a proliferação do vírus. “Respeitando o que os técnicos da saúde falaram e seguindo a ciência, decretamos medidas mais restritivas e agora os primeiros dados estão aí, a média móvel da transmissão da Covid caiu 45%. Por isso, temos a convicção de seguirmos o plano mais adequado e correto”, destacou o prefeito Alan Guedes.