A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem (1), no Anfiteatro José Cerveira, a palestra “Biossegurança Odontológica em dias atuais”. Na abertura, o gerente do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal, cirurgião dentista, Sérgio Henrique Martins Rôas, realizou a apresentação do organograma atual da Sems (Secretaria Municipal de Saúde).
A palestra tinha como principal objetivo capacitar os profissionais da atenção básica em relação ao financiamento. “Ao saber como se desenvolve esse financiamento eles sabem a melhor forma de colaborar na prestação de serviço, logicamente, para ampliar o acesso da população, mas também como isso impacta positivamente e financeiramente para a Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, para a Prefeitura Municipal de Dourados”, destacou Roas.
Então, explica: “conhecer como se dá esse pagamento, como eles devem agir e conciliar normativas dos atendimentos, a qualificação dos atendimentos, a ampliação do acesso e a forma como isso reflete financeiramente no município, de certa forma nos empondera para atuar da melhor forma possível no nosso trabalho”, completou.
Na sequência, deu-se início a palestra da Dra. Juliana Frigeri, cirurgiã-dentista ortodontista, coordenadora do curso de Auxiliar de Saúde Bucal da ABO/MS e conselheira do CRO/MS. Ela tratatou sobre biossegurança odontológica. “Por conta da pandemia há uma constante atualização da vigilância, com novos cuidados, novas orientações, então o objetivo é trazer isso para Dourados, para a odontologia da cidade”, explicou.
Segundo Juliana, Dourados foi a primeira cidade a receber a palestra presencial. “Estávamos fazendo capacitações online, lives – estávamos tendo bons resultados, mas acredito que essa presencial o resultado é ainda maior pela possibilidade de interação com os colegas”, pontuou.
Participaram da palestra dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal. Quem também participou do evento foi a presidente do Conselho Regional de Odontologia – CRO, doutora Silvania Silva Silvestre.