A prevenção de doenças é foco da Prefeitura de Dourados na área da saúde para contribuir com a melhoria na qualidade de vida da população. A estratégia está surtindo resultado positivo.
No combate à dengue é essencialmente o trabalho de prevenção realizado através dos agentes de endemias que faz com que o município esteja com poucos casos positivo da doença. A prefeitura faz sua parte e motiva os moradores a contribuírem.
Somente este ano, os agentes já visitaram 257.411 domicílios douradenses. Nas visitas é realizada busca por focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti e realizado um trabalho educativo orientando os moradores sobre a importância da prevenção e como fazer isso. Além disso, é realizada borrifação de inseticida nos bairros.
São feitas, pelo menos, uma visita por mês em cada domicílio douradense. Quando através de levantamento é identificada maior quantidade de focos do mosquito, são realizados mutirões e as visitas intensificadas para evitar que a doença se espalhe pelo local.
A partir deste ano, ainda há maior intensidade nos trabalhos de visitas para combate à leishmaniose. Foi designada uma equipe apenas para realização deste trabalho. São realizadas ações educativas e orientações sobre cuidados necessários para evitar a doença. Ainda há coleta de sangue para exame comprobatório da doença em animais e colocação de armadilhas para identificação da presença da fêmea do flebotomíneo – mosquito transmissor da doença.
Outras doenças também recebem atenção especial. Em Dourados, por exemplo, os registros de casos de Influenza estão baixos, fruto de um intenso trabalho preventivo. Contra este vírus a melhor estratégia de prevenir é aplicando a vacina e o município se empenhou, e conseguiu ultrapassar a cobertura vacinal, atingindo 86,41% do público-alvo durante a campanha nacional de vacinação, já encerrada. O cenário é diferente de outros municípios do Estado que precisaram receber reforço em doses por conta de muitos casos registrados da doença este ano.
Atenção básica – Outra frente de trabalho extremamente importante na prevenção é o realizado diariamente nas Unidades Básicas de Saúde da Família. São feitas visitas domiciliares por agentes comunitários às casas. Nestas atividades, a orientação sobre hábitos saudáveis específicos para o perfil e à rotina de cada família é constante. Também há orientação para quem busca atendimento nos postos.
Além dos agentes, as equipes de estratégia de saúde da família também são compostas por outros profissionais, como é o caso de médicos, dentistas, enfermeiros, entre outros. Todos estão comprometidos com ações de prevenção.
Para melhor estruturar o trabalho, a prefeitura investe com obras de reforma e ampliação das unidades. Ainda foram entregues novos postos recentemente, como é o caso das unidades da Cabeceira Alegre e do Jardim Guaicurus. Também não faltam médicos ou dentistas nas unidades para o atendimento à população.
Somente em consultas são realizadas, em média, 29,8 mil por mês entre as de clínicos gerais e especialistas, ou seja, tanto pelos que atendem nas unidades básicas, quanto às especialidades como, pediatras, ginecologistas, entre muitas outras ofertadas.
Conforme ressaltou o secretário Sebastião Nogueira sábado, dia 9, em entrevista ao programa “A Hora da Verdade” da rádio Grande FM, não há mais falta de médicos na saúde pública douradense. Ele lembrou que as pessoas podem procurar as unidades básicas de saúde quando precisarem de atendimento, deixando a busca pelo Hospital da Vida apenas para casos mais graves e que exigem a emergência.
Campanhas – O município ainda promove rotineiramente campanhas focadas na prevenção. A mais recente é a Semana de Aleitamento Materno, que reuniu dezenas de mulheres num “Mamaço”, ato em que se reúnem para amamentar em grupo no Shopping Avenida Center no dia 1º de agosto, e seguiu com diversas atividades preventivas nas Unidades Básicas de Saúde até sexta-feira, dia 8. Ainda há capacitação aos profissionais da saúde através da Rede Alimenta e Amamenta Brasil, até o final deste mês.
Outra campanha de destaque foi o Dourados Rosa, realizado em outubro do ano passado em alusão ao mês que é lembrado pelo combate ao câncer de mama em todo o mundo. O município realizou mutirões de exames clínicos da mama, papanicolau, mamografias, entre outros.
As datas de alerta para as doenças também são lembradas. No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, foram realizadas pelo programa municipal que acompanha pacientes com a doença 324 testagens rápidas através das coletas de sangue para detectar a doença, palestras com profissionais de salão de beleza e conscientização.