Setembro é reconhecido como o mês de prevenção ao suicídio e a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diversas ações com a população dentro desta temática. Com palestras e dinâmicas, profissionais de saúde debaterão qualidade de vida.
As atividades se concentrarão nas unidades de saúde, em praças e parques, e serão tratadas também durante visitas dos agentes comunitários de saúde à população.
Nesta quarta-feira (04), a unidade básica de saúde do Parque do Lago II receberá atividades com abordagem a atividade física, saúde mental, estresse e ansiedade.
Para a quinta-feira (05), os temas serão levados à unidade básica de saúde da Vila Hilda. Os horários das ministrações são 08h30 e 13h15.
Para sexta-feira (06), ações acontecerão juntamente com o grupo de atividade física da Igreja Cristo Redentor. Na unidade básica de saúde da Vila Cachoeirinha, haverá dinâmicas voltadas para a saúde, na sala de espera, às 08h30
O cronograma de atividades seguirá durante o mês com atividades nas unidades básicas de saúde, no Parque Antenor Martins, Paróquia Bom Jesus e Creche André Luiz.
Durante as ações, as equipes ressaltam como é possível ajudar pessoas em quadro de depressão. Neste ponto, é indicado conversar com a pessoa, ouvi-la sem julgamentos, direcioná-la a um profissional da área da saúde e incentivá-la a procurar apoio emocional.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188- gratuito em todos estados brasileiros), e-mail e chat 24 horas todos os dias.