As ações do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) já levaram atividades voltadas à prevenção contra acidentes e doenças do trabalho a 5 mil pessoas em Dourados este ano. A unidade é mantida pela prefeitura através da Secretaria de Saúde.
O Cerest segue até as empresas, busca informações que possam detectar as condições de trabalho do local. A partir destas visitas, são produzidos relatórios entregues à Secretaria de Saúde e ao próprio empreendimento. No documento consta o relato de como está a situação naquele ambiente, sugere mudanças para evitar doenças e outros agravos, e faz o acompanhamento posterior.
O órgão ainda realiza uma série de ações educativas, como palestras voltadas especificamente ao que aquela empresa precisa para evoluir nas condições de trabalho e o papel dos próprios funcionários nisso. O Centro não é uma instituição fiscalizadora e nem punitiva, a unidade trabalha com atividades preventivas e que promovem a saúde do trabalhador.
A intenção é evitar que os trabalhadores fiquem doentes ou sofram acidentes, e proporcionar um ambiente em que se sintam mais motivados. Desta forma podem trabalhar mais e melhor, tornando as empresas mais produtivas. O ganho é para a empresa e para os serviços de saúde.
A proposta do Centro vai ao encontro do foco da administração do prefeito Murilo. As ações voltadas à prevenção ajudam a desafogar os serviços de saúde e levam mais qualidade de vida à população.
Além do trabalho de rotina, o Cerest ainda participa todas as quartas-feiras das Ações Compartilhadas. Nestas, órgãos de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica fazem mutirões de atendimento em determinados bairros. Nestas atividades, o Centro de Referência visita empreendimentos com trabalhos educativos e de conscientização.
Os empresários interessados em receber as ações do Cerest em sua empresa, também podem entrar em contato no 3428-2400. As visitas são feitas através de agendamento.
Oficina – Como parte das ações de preventivas, o Centro realiza na sexta-feira, dia 15, o Ciclo de Palestras Cerest e Programa Tuberculose e Hanseníase que está com inscrições abertas. As atividades serão na sede do Secod (Sindicato dos Comerciários de Dourados) e tem vagas limitadas.
A programação começa às 8h com a palestra “Direito do Trabalhador quando este Adoece”, ministrada pela assistente social Eliane Dantas. Às 9h o tema será “Quando as Relações de Trabalho Adoecem”, com a psicóloga Evelyn Sena. Às 10h, a palestra trata da “Proteção Ergonômica do Trabalhador”, com a fisioterapeuta Fabiana Lopes Coelho.
No período da tarde, as ações iniciam às 14h com palestra que trata da “Tuberculose em População Indígena”, com a médica infectologista Mariana Croda. Às 15h será o tema “Tuberculose e a População Carcerária”, com o médico infectologista Júlio Croda. As atividades encerram às 16h, com a palestra “Hanseníase: Diagnóstico e Exame dos Comunicantes”, com o dermatologista Pedro Lucio Zanúncio.
A ação será voltada a trabalhadores e acadêmicos das áreas ligadas aos temas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente. Para isso é necessário fornecer o nome completo, telefone de contato e nome do local de trabalho ou estudo, através dos e-mails cerestdourados@hotmail.com ou tbhanse.sems@dourados.gov.br. As informações podem ser obtidas através dos telefones 3428-2400 ou 3428-1251.