O 5º Simpósio de Saúde do Adolescente de Mato Grosso do Sul reuniu centenas de profissionais da saúde e educação em Dourados para discutir os temas mais latentes que envolvem a população nesta faixa etária. A intenção é capacitar os profissionais para lidar com este público e fazer os encaminhamentos necessários.
O evento foi realizado no auditório da Unidade 1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) entre os dias 13 e 14 deste mês. Participaram profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, auxiliares de enfermagem, professores, coordenadores pedagógicos, entre outros.
Entre os temas debatidos estão a comparação entre aspectos normais, deficiência intelectual e altas habilidades; maioridade penal, violência, sexualidade, protagonismo juvenil e outros. “O objetivo é capacitar e atualizar os profissionais que lidam com os adolescentes, para melhor abordagem e condução desses jovens”, explica a médica hebiatra, Carmen Lúcia de Almeida Santos, uma das organizadoras do evento.
O Simpósio foi uma realização da Secretaria de Saúde de Dourados em parceria com a Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul, apoio da UFGD e outros patrocinadores.