A rua Olinda Pires de Almeida é preparada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) da Prefeitura de Dourados, entre as rua Afonso Pena e a avenida Presidente Vargas. A mudança está em fase de implantação, mas já ativa para alguns trechos da via.
“A mudança está em execução, com a pintura da via, instalação das placas, por exemplo. Isso vem sendo feito deste o início da semana. Onde modificação já foi feita, está implantada a mão única, por isso a gente orienta para que todos fiquem atentos à sinalização das vias”, explica Fabiane Amorim, diretora de Trânsito da Agetran.
A partir da próxima semana será intensificado o trabalho de orientação dos condutores na via. Agentes de trânsito serão colocados no local para esclarecer a população sobre as mudanças. “Será um trabalho de orientação e não fiscalização neste momento”, explica Fabiane.
A mão única será no sentido Oeste/Leste (Presidente Vargas para a Afonso Pena), para combinar no sistema binário com a rua Manoel Santiago, que é preferencial mão única no sentido Leste/Oeste. Através desse sistema, é implantada uma rua que vai num sentido e outra que segue no sentido contrário, para garantir que o trânsito tenha mais fluência.
Nessa região da cidade impactada com a mudança a movimentação de veículos é grande, principalmente de ônibus. Isso porque abriga o fluxo de estudantes que seguem às unidades, em grande maioria no período da manhã e a noite.
Antes de receber a nova sinalização, a rua Olinda Pires passou por obras de recapeamento. Esta foi inclusa num projeto do prefeito Murilo, de realizar a recuperação da malha asfáltica nas vias de grande fluxo que cortam a cidade na área central e nos bairros. Já foram contempladas com a revitalização, por exemplo, a avenida Presidente Vargas, as ruas Palmeiras, Eulália Pires, Floriano Peixoto, Coronel Ponciano, Monte Alegre, Ponta Porã, entre outras.