Com um índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em 3,7%, conforme o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), a área central de Dourados será alvo de uma força-tarefa nesta sexta-feira durante todo o dia, das 7h às 17h.
A campanha coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde vai levar para as ruas cem agentes de endemias, 40 soldados do Exército, 20 servidores gerais da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), além de voluntários. Também terá apoio do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Guarda Municipal.
A Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) também vai dar apoio atuando junto aos estabelecimentos comerciais.
A concentração será na Praça Antônio João onde será montada uma estrutura com serviços de apoio. No local terá vacinação antirrábica, pafletagem e orientações.
A bióloga do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) Rosana Alexandre da Silva explica a ação será feita no quadrilátero, entre as ruas Eulália Pires até a Mato Grosso, e da Monte Alegre até a Cuiabá. Equipes vão sair percorrendo todos os imóveis (abertos e fechados) na área pré-estabelecida, fazendo a inspeção, eliminando focos com larvas do mosquito e repassando orientações aos moradores e comerciantes.
Os funcionários da Semsur farão limpeza, recolhimento de lixo e roçada nos terrenos que oferecem risco da proliferação do mosquito. A Semsur vai disponibilizar caminhões, caçambas e pá carregadeira para executar o serviço.
Lembrando que os locais onde o mutirão localizar focos do mosquito podem ser multados atendendo a Lei Municipal nº 2850 de 2006, em que trata da dengue e febre amarela. A multa hoje ainda está variando em R$ 500,00 a R$ 800,00.
“O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população da importância do comprometimento de cada um em manter limpos seus imóveis para que não haja depósitos propícios para proliferação do mosquito Aedes aegypti, e demais vetores presentes em nosso município, e principalmente, prevenir a uma epidemia de dengue”, disse Rosana, coordenadora do CCZ
Vila Cachoeirinha
Os mutirões estão acontecendo em Dourados desde o inicio deste mês, dentro do Plano de Contingência de combate ao Aedes aegypti que transmite a Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus.
O mais recente mutirão aconteceu na quarta-feira, na Vila Cachoeirinha e bairros visinhos quando foram inspecionados 2.869 imóveis e mais 577 que estavam fechados.
Foram encontrados 35 focos do mosquito e foram emitidas 15 notificações. A Semsur fez a roçadas de 12 terrenos de particulares. Também foi feita a roçada em uma escola e um Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal). Nas ruas foram feitos o bloqueio químico para eliminar mosquitos adultos. Também 29 animais foram vacinados na Vila Cachoeirinha e adjacências.
No sábado será realizada uma força-tarefa das 7h às 13h na Vila Alvorada e Jardim Tropical. O ponto de encontro das equipes será na Escola Estadual Reis Veloso.