Os Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) abriram na noite de quinta-feira a 38ª Festa Junina de Dourados, que está sendo realizada na Praça Antônio João. A festa promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Educação, traz o slogan “Dourados 80 anos – desenvolvimento, tradição e cultura”. O evento, que é uma das festas mais tradicionais de Dourados, tem a expectativa de atrair famílias de Dourados e região.
Nove Ceim apresentaram dança de quadrilha na maior animação apesar do frio na noite desta quinta-feira. Bem agasalhadas, as crianças vestidas à caráter pareciam que nem sentiam frio, o importante era desempenhar bem a dança ensaiada especialmente para à noite de apresentação.
“Minha filha não via à hora da apresentação, ela estuda no Ceim Beatriz Bumlai, e está ensaiando há dias. Acho bastante importante essa participação, pois é uma forma conhecer a nossa cultura que vai levar com ela a vida toda”, disse a Cintia Souza Neto, residente no BNH 4º Plano.
Cintia também aprovou a festa que está sendo realizada na Praça Antônio João já que possibilita mais facilidade de acesso da comunidade por ser na área central. A mesma opinião é do podólogo Ronald Mello, já que a festa na área central da cidade mais pessoas poderão participar por causa da facilidade de transporte. “Não menosprezando o Douradão, mas aqui na Praça as pessoas têm mais facilidade de acesso, e depois a praça é para isso, ser usada pela população. A decoração, barracas estão bonitas e chama a atenção dos visitantes”, disse.
O comerciante Valberque Dias de Figueiredo visitou na noite de quinta-feira a festa com a esposa e aprovou o local. “Acho mais fácil acesso para a população, não tem porquê estragar nada, têm muitos seguranças e policiamento, que vão manter a tranqüilidade do local. Está tudo muito bonito e organizado”, comentou.
A FESTA
As apresentações das quadrilhas começaram por volta das 19h, mas a Praça de Alimentação começou a funcionar mais cedo às 18h. Neste horário os visitantes já podiam encontrar diversos pratos, lanches, petiscos, bebidas geladas e quentes, como o típico quentão, que não podia faltar numa noite fria.
Por ser na área central, pessoas que nem estavam pensado em comparecer na festa na quinta-feira, resolveram dar uma passadinha para conhecer, como no caso do comerciante Anderson Costa Figueiredo. “Não estava pensado em vir hoje, mas decidi estacionar o carro ali, e descer para conhecer. Realmente ficou muito bom, a prefeitura está de parabéns”, comentou.
Além da dança de quadrilha, a festa contou com a participação de cantores locais e regionais na noite de ontem. Muitas pessoas também passaram para conhecer a Casa da Roça e a fogueira, onde muitas pessoas aproveitaram para tirar fotos ou fazer selfies. As crianças aproveitaram o porquinho de diversões, que começou a funcionar ás 19h.
PROGRAMAÇÃO
Na noite de sexta-feira, a programação de show cantores locais e a atração principal de Marlon Maciel e Grupo. Também terá a apresentação de um grupo da terceira idade e mais oito escolas municipais e uma do Estado.
No sábado, dia 20, sobe ao palco Léo Goiano & Girsel da Viola. Já as quadrilhas ficarão a cargo de nove escolas do município, uma estadual e uma particular.
No domingo, dia 21, último dia de festa, terá Show de Forró e Tche Querência e outros artistas locais. Também haverá a premiação do grupo de quadrilha vencedor.