A escola municipal Doutor Camilo Hermelindo da Silva, localizada na Linha do Barreirinho, distrito de Indápolis, foi palco na manhã desta quarta-feira (17) do lançamento do projeto ‘Horta com Pneus nas Escolas’, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), em parceria com a Secretaria de Educação.
O projeto que une ações para alimentação saudável e a sustentabilidade é uma ferramenta do Imam que foi acionada por uma merendeira da escola, responsável por alavancar a horta da instituição. Sandra Martins de Brito Carvalho, merendeira na escola há 11 anos, é a responsável por colocar em prática o projeto que tem como principal fomentador o Imam.
O Instituto foi responsável, através do Departamento de Educação Ambiental, por capacitar a comunidade escolar no manejo da horta e por disponibilizar pneus inservíveis, oriundo do ecoponto da Prefeitura, para a utilização na composição dos canteiros. “Além disso, o Imam disponibilizou mudas para a horta e para o pomar que deve ser cultivado na escola. Tudo contribuindo para a manutenção de uma consciência ambiental, de reaproveitamento de materiais e de cultivo orgânico”, destacou o diretor do Imam, Fabiano Costa.
A merendeira Sandra destaca todo o apoio recebido pelo Imam e a abertura que teve da direção da escola para colocar em prática o projeto. “A parceria com o Imam vem de longa data e eu sabia que podia contar com eles. Além disso, a diretora [Ana Maria Narciso] sempre me deu o apoio e a liberdade para trabalhar nesta questão da alimentação, uma vez que tenho a formação necessária com curso técnico em alimentação e a ação é inerente a minha função”, disse.
Sandra explica que o suporte do Imam e a participação da comunidade escolar foi fundamental no aprendizado das crianças, mas foi além, com a troca de experiências que ocorreu também com os pais dos alunos. “Os pais e os alunos também doaram mudas e sementes, mas foi no manejo da horta que se viu a oportunidade de ter este tipo de espaço em casa. Por mais que a escola esteja em uma área rural, nem todos têm horta em casa”, disse Sandra, comemorando a abrangência da ação.
A coordenadora das Escolas do Campo, Angelita Barros, destacou a importância da reciclagem dos pneus, já muito utilizados nas escolas para confecção de brinquedos, agora nas hortas, como pequenos canteiros. “Não há limites para o conhecimento quando agregamos componentes de vários segmentos. Aqui, a reciclagem aliada ao cultivo de plantas que gera alimentação saudável. As crianças vivem um momento de realização e crescimento muito grande”, comemorou, lembrando os projetos semelhantes que já acontecem como o ‘Pomar nas Escolas’ e ‘Horta nas Escolas’.
No evento de lançamento do ‘Horta com Pneus’, também estiveram presentes as professoras Neide Ferranti e Nubea Xavier, formadoras no curso prestado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Semed, para capacitação de merendeiras das escolas em relação à alimentação escolar. As professoras destacaram o trabalho também como uma extensão da capacitação, uma vez que o preparo do alimento aos alunos passa por todo este conhecimento que a horta proporciona.
Além da apresentação da horta, foram desenvolvidas diversas atividades durante a manhã, que contemplaram alunos e a comunidade escolar.