O Projeto “Respeito à Diversidade e Combate à Homofobia”, realizado pela prefeitura de Dourados visou formar agentes multiplicadores para agir na sociedade na tentativa do combate a homofobia e ao preconceito, disse a secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, durante o seminário, que encerrou a programação das atividades voltadas ao tema em Dourados.
O seminário foi aberto na manhã desta quinta-feira, pela secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, que representou o prefeito Murilo, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). Estavam presentes o presidente Câmara de Vereadores, Idenor Machado, Leonardo Bastos Ferreira, que é coordenador do Centro e Referência em Direitos Humanos e Combate à Homofobia, entre outros representantes da saúde, educação, assistência social e segurança pública, que foram os principais alvos do projeto.
“É um projeto que se dará continuidade, pois os profissionais que participaram agora são agentes multiplicadores que vão agir na cidade, como nos Cras, escolas, entre outros locais, no combate a discriminação para que se atenda de forma digna todas as pessoas”, destacou Ledi Ferla.
O Seminário “Respeito à Diversidade e Combate à Homofobia” começou às 8h, com café com prosa; logo após apresentação cultural e a abertura com a secretaria de Assistência Social, Ledi Ferla e em seguida palestras com Eloisa Castro Berro, que é diretora do ISBrasil e Izabel Lopes, coordenadora do Projeto Respeito à Diversidade e Combate à Homofobia, que fará relato das atividades desenvolvidas.
No período da manhã ainda teve a palestra sobre Combate à Homofobia e Políticas Públicas – Aspectos Psicossociais da Homofobia – Emoção e Violências, com Inara Barbosa Leão, que é professora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade Sexual da UFMS (universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Em seguida a palestra Políticas Públicas para a População LGBT, com Leonardo Bastos Ferreira, que é coordenador do Centro e Referência em Direitos Humanos e Combate à Homofobia.
Houve também apresentação de vídeos e debates. À tarde teve apresentações culturais em seguida à palestra Direitos Humanos e Cidadania – Direitos Humanos e as Diversidades, com Estela Scândola, que é mestre e doutoranda em Serviço Social, além de professora e pesquisadora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul e Universidade Católica Dom Bosco.
Em seguida a palestra Sexualidade e Preconceito, com Valdereis Freitas de Souza, que é presidente do Conselho Regional de Serviço Social e para encerrar a palestra Cidadania e Diversidade no Estado de Direito, com Júlio Cesar Valcanaia, presidente Comissão da Diversidade Sexual da OAB/MS e vice-presidente do Conselho Estadual da Diversidade Sexual de MS.
Projeto – O projeto “Respeito à Diversidade e Combate à Homofobia” começou no dia 15 de setembro com worshop realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Jardim Água Boa. Foram realizados vários worshops envolvendo a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, profissionais de saúde, professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino e agentes da Segurança Pública. Foram também realizadas várias oficinas em escolas envolvendo toda a comunidade escolar.
A campanha tem a coordenação da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas é uma iniciativa do governo federal, com parcerias do Conselho Regional de Serviço Social, Guarda Municipal de Dourados, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.