Dourados foi contemplada com o Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas e Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS) e a aula inaugural desta proposta acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 8h, no auditório do Hospital Universitário. O objetivo é integrar “ensino e serviço” e agregar experiência de trabalho na atenção básica de saúde aos futuros profissionais da área.
Parceria entre Ministério da Saúde, Instituição de Ensino Sírio Libanês, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias de Saúde e Conselho Municipal de Secretaria de Saúde direcionou para que o projeto aconteça na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
Dourados possui convênio com oito instituições de ensino. De acordo com Josiane França Peralta Dan, do Núcleo de Educação em Saúde, departamento de Gestão Estratégica do SUS, a proposta que seguirá até abril de 2020 contribuirá com a qualificação por meio de intervenções no contexto real do mundo do trabalho, onde estão inseridos os residentes e graduandos das profissões em saúde.
Os preceptores (todos que de alguma forma contribuem com a formação dos profissionais de saúde) e os residentes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) estarão envolvidos mensalmente na ação e precisarão posteriormente desenvolver um processo de trabalho “in loco” nas Unidades Básicas de Saúde.
“O foco é levar a vivência do SUS aos participantes”, destacou Josiane.
Além de Dourados, a cidade de Cuiabá (MT) foi contemplada com o projeto.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que participar de ações que agregam ao atendimento da Atenção Primária é um dos direcionamentos da gestão Délia Razuk visando ao cuidado com as pessoas na “porta de entrada” do usuário de saúde.