O Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais tem um trabalho constante voltado a levar informações que resultem em ações preventivas. O homem, que costuma ter cuidado menos frequente com a saúde do que a mulher, também é alvo das atividades educativas para levar a importância de manter o cuidado e evitar doenças.
Dentro do que prevê a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem encampada pelo Ministério da Saúde, o programa realizou a “Oficina de Saúde do Homem” voltada a 50 servidores da Guarda Municipal. O evento foi na terça-feira, dia 23 deste mês de setembro.
Durante as atividades foram abordados temas como os principais tipos de DST’s, HIV/AIDS e das Hepatites Virais, assim como suas formas de transmissão e tratamento, além de apresentação do programa da prefeitura e seus projetos desenvolvidos.
Foi abordado o acometimento relacionado à saúde mental da população, temas como depressão, suas formas de diagnóstico, cuidados e tratamento. Os transtornos relacionados ao consumo abusivo do álcool também foram alvos de palestra. As temáticas foram abordadas por diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, assistente social, consultora de projetos de prevenção, entre outros.
O objetivo da ação é ampliar através da educação, o acesso dos homens às informações sobre as medidas preventivas contra os agravos e enfermidades que atingem a população masculina.
A ação ainda atende a um dos focos da administração do prefeito Murilo que é voltada em trabalhar de maneira intensa a prevenção contra doenças. Pessoas bem informadas conhecem os caminhos para evitar adoecer, com isso tem mais qualidade de vida, diagnosticam e tratam eventuais enfermidades mais cedo, e ajudam a desafogar os mais diversos serviços de saúde.