A prefeita Délia Razuk visitou na manhã desta quarta os trabalhos do caminhão da Oficina Ortopédica, da Secretaria de Estado de Saúde, que realiza atendimento em Dourados na frente da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI). Com toda a estrutura de atendimento ortopédico, o veículo faz o primeiro atendimento no Estado e contempla Dourados com consultas aos pacientes da lista de espera da ortopedia.
“Agradecemos a parceria com o Estado. Sempre bom que um atendimento direcionado à saúde da população ocorra com rapidez e com boa estrutura. Bacana também o fato de ser Dourados a primeira cidade a receber este serviço”, disse a prefeita Délia.
A unidade itinerante faz parte do mesmo programa que viabilizou a construção em Dourados do Centro Especializado em Reabilitação (CER II). O “Viver Sem Limites”, do Ministério da Saúde, é parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem por objetivo garantir amplo serviço de assistência à saúde, promovendo a reabilitação e reintegração social de pessoas com deficiência.
“Destacamos para a população douradense que esta é a prévia do atendimento do CER, que será inaugurado em breve, possibilitando que os pacientes da nossa cidade e região não tenham de percorrer grandes distâncias para receber determinados atendimentos”, disse a prefeita.
A Secretaria Municipal de Saúde presta o apoio ao atendimento encaminhando os pacientes que aguardavam atendimento em uma lista de espera. Segundo o secretário Renato Vidigal o atendimento itinerante evitou demandas com transporte. “Estas pessoas teriam de ir à Capital para receber o atendimento, mas com a presença do caminhão aqui, não será necessário”, disse.
Entre os serviços, acontecem as avaliações para aquisição de cadeira de rodas e a instalação de órteses ou próteses com aferição de medidas para estes materiais. Segundo o fisioterapeuta Welinton de Matos, deficientes permanentes ou temporários receberão atendimento para o fornecimento dos dispositivos. Os atendimentos acontecem pelos próximos três dias.
Segundo a gerente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, Sandra Sonda Vieira, a agenda está cheia para os atendimentos que contemplarão pessoas com alguma limitação física temporária ou permanente, principalmente deficientes físicos.
Contente com a presença da estrutura em Dourados, a prefeita Délia Razuk falou sobre as possibilidades de atendimento do caminhão para a comunidade douradense. “Em um futuro próximo, com a implantação do CER, esta unidade será importante para o atendimento nos distritos e localidades mais distantes”, disse.