Dezenas de ônibus da Viação Dourados serão vistoriados em força-tarefa que visa aprimorar a segurança no período de volta às aulas
Prefeitura visa com vistorias prezar pela segurança da população que utiliza o serviço. Foto: Agetran
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deu início à vistoria da frota do transporte coletivo urbano nesta semana. Conforme o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, dezenas de ônibus serão avaliados pelas equipes técnicas, na garagem da empresa Viação Dourados, que tem a concessão do serviço.
As ações acontecem em um período que marca a volta às aulas em unidades escolares, a pedido do prefeito Marçal Filho. Conforme o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, a intenção é que os veículos estejam aptos e seguros para o serviço que é utilizado por toda a população e que, a partir de fevereiro passa a contar com um fluxo maior de crianças e adolescentes.
Equipe avalia os ônibus de forma integral durante esta semana e a próxima. Foto: Agetran
“O objetivo é além de estar em conformidade com as leis de trânsito claro, agregar em segurança aos veículos”, explicou Juscelino. “O prefeito Marçal Filho pediu muita atenção a esse processo, pois muitos usam o serviço diariamente, inclusive nossas crianças e adolescentes com maior frequência a partir de agora devido ao início do ano letivo”, prosseguiu. “Então fica bem claro que o município vai acompanhar de perto esses processos, avaliando a situação dos ônibus, os documentos necessários e encaminhando as medidas para as melhorias devidas caso a caso”, completou.
Entre os procedimentos da vistoria estão a aferição dos pneus, vistoria dos vidros, dos extintores de incêndio, das campainhas de cordas, das campainhas de botões, sistema elétrico, faróis, setas, indicador de parada obrigatória, luz de ré, iluminação e itens de segurança. O elevador de acessibilidade para cadeirante também passa por criteriosa vistoria para garantir a acessibilidade. Outra verificação é dos adesivos de assentos prioritários indicativos nos bancos.
A vistoria do transporte coletivo urbano segue de forma intensa nesta semana e na próxima, tendo em vista atender cerca de 60 veículos.