Por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), a Prefeitura de Dourados vai substituir pelo menos quatro mil lâmpadas da rede de iluminação pública da cidade, no trecho que compreende as ruas Cuiabá e Ponta Porã, entre o Parque Antenor Martins, na região do Jardim Flórida, e a região da Cabeceira Alegre/Ubiratan.
Conforme explica o secretário Joaquim Soares, a orientação da gestão Délia Razuk é que as lâmpadas atuais, de vapor metálico, sejam substituídas pela de LED, visando economia e mais qualidade na iluminação.
A mudança foi discutida em audiência pública realizada em dezembro passado, quando se tratou sobre informações técnicas do projeto e como este impactaria positivamente, não só com a redução de custos, mas também no meio ambiente.
Em assembleia na manhã desta quinta-feira (01.03), o Conselho Municipal da Cosip autorizou a utilização dos recursos arrecadados com a taxa de iluminação pública para a aquisição das novas lâmpadas.
Reunião do Conselho da Cosip, nesta quinta-feira, aprovou utilização de recursos da taxa de iluminação para aquisição das lâmpadas de LED – Divulgação
“Uma cidade polo como a nossa precisa se modernizar e temos a determinação da prefeita Délia para cuidar deste serviço, levar melhorias neste âmbito, na área central e nos bairros, em benefício da população, além de economia ao poder público e para que também sirva como estímulo às pessoas que estão investindo no município”, pontua o titular da Semsur.
Joaquim avalia que, com a substituição das lâmpadas atuais por lâmpadas de LED, será possível economizar, em média, 50% em energia elétrica, sem contar o benefício para a natureza, considerando que elas não contêm mercúrio ou sódio, que afetam o meio ambiente quando descartadas.