A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas, segue com os trabalhos de recuperação das vicinais nas estradas rurais e de ruas sem asfalto nos bairros do perímetro urbano, onde a situação está mais crítica. Segundo levantamento do setor responsável são mais de 720 quilômetros de vicinais recuperadas e pelo menos 4 bairros que tiveram o serviço feito, além de 6 ações pontuais.
“Dos mais de 720 quilômetros recuperados na área rural, pelo menos 280 recebeu cascalho. Estas localidades são as mais necessitadas. No entanto, o que podemos ressaltar é que visitamos regiões que há décadas não recebiam conservação das vicinais”, disse o secretário de Obras, Tahan Sales Mustafa.
Além disso, segundo o secretário, o serviço vai além do patrolamento e as estradas recebem limpeza, cascalho e novas caixas de contenção da água da chuva, o que contribui para a permanência das condições da via por mais tempo.
As ações visitaram em 2018 as seguintes regiões: Assentamento Lagoa Grande e vicinais na região de Itahum, Chácaras Abaetés, Picadinha, travessões das Fazendas Barro Preto, Yverá e São João, travessões do Gassú I, II e III, travessões da 3ª à 7ª linha, travessões da Barra Dourada, da Coamo, Fazenda Coqueiro (granja), da Jararaca, da Leiteira, da Paloma, da Vila São Pedro, das fazendas Guaçu e Alvorada, do Areeiro, do Barreirinho, do Castelo, do Li Teixeira, do Perusso-Seara, do Torto, da Fazenda Nazareth, do Guanandy, Guassuzinho, Posto da Capela e Vila Vargas.
“Nós temos centenas de quilômetros ainda pela frente. Em alguns locais onde a chuva vem mais forte é necessário reparar alguma coisa. Ou seja, o trabalho é contínuo”, disse o secretário.
Na área urbana, as ações contemplam vários locais com o patrolamento, aplicação de cascalho e de fresa. Ações pontuais ocorreram nos bairros Chácaras Trevo, Campo Dourado, Jardim Alhambra, Portalzinho, na rua Coronel Ponciano e perímetro urbano do distrito de Macaúba.
Ações mais incisivas ocorreram e ainda acontecem no Altos do Indaia, Laranja Doce, Jardim Vitória e adjascências e no Parque dos Jequitibás. “São áreas que têm problemas com barro e poeira, mas que agora tem as ruas recuperadas e, até que não tenha asfalto, podem melhorar a condição. No entanto, gostaria de ressaltar que a demanda é grande, e estamos atentos às localidades que mais necessitam”, finalizou o secretário Tahan Sales Mustafa.
A intervenção é possível graças a recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundersul) e executados por empresa contratada. O Fundersul é mantido por contribuição dos produtores e todo o recurso retorna em benefícios à comunidade rural.