“O Mutirão de Prevenção às Mulheres de Peito” oportuniza atendimento com realização de exames em horário diferenciado em Dourados. A ação é estruturada pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e em parceria com as secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação.
Esse serviço é voltado para as mulheres referenciadas nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social), tanto na sede do município, quanto nos distritos e na aldeia e as encaminha para que realizem exames de preventivo e mamografia após as 18h ou no período de almoço.
Sônia Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres enfatiza que a ação foi estruturada durante todo o ‘Dourados Rosa’, em outubro, com foco em contribuir com as mulheres que trabalham e não contam com horários no período matutino e vespertino para realizarem os procedimentos.
Nos centros, assistentes sociais levaram a iniciativa para o público feminino e quem manifestou interesse e estava inclusa nas faixas etárias requisitadas nestes procedimentos foi encaminhada dentro da agenda existente no CAM (Clínica de Atendimento a Mulher). Ela disse que a iniciativa tem sido muito bem aceita.
“As mulheres tem mostrado muita alegria com a ação e muitas destacam que sem esse apoio não conseguiriam fazer os exames. Ações que valorizam a mulher e abordam prevenção na saúde e qualidade de vida são constantes diante do direcionamento da nossa prefeita Délia Razuk”, conta.
As mulheres que participam do mutirão contam com transporte até a clínica.
A agenda de atendimento deste projeto segue até o fim do mês e acontece ainda no Cras do Cachoeirinha, do Jóquei Clube, do Canaã I, em Vila Vargas e nas Tribos Unidas da Jaguapiru.