Representantes do Sindracse – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate de Endemias da Região da Grande Dourados, estiveram na prefeitura para tratar de demandas da categoria. O secretário de Governo, Henrique Sartori, conversou com o grupo que debateu o pagamento do adicional de insalubridade além de outras negociações salariais.
“Recebemos e ouvimos os profissionais. Durante a reunião acordamos que o sindicato ficará responsável por fazer um levantamento dos reajustes em atraso e outros dados necessários para negociação”, explicou Sartori.
Em fevereiro desse ano o prefeito, Alan Guedes, recebeu o sindicato e fez o compromisso de pagar o piso nacional. Na ocasião as reivindicações foram ouvidas, entre elas o pagamento do piso conforme a lei federal 13.708/2018, e o repasse integral do valor do incentivo adicional dos ACS`s e dos ACE`s.
O piso – que é federal, ficou congelado quatro anos e depois de diversas tratativas em Brasília, foi determinado um escalonamento em três parcelas da correção dos atrasos, contando a partir de 2019, chegando em 2021 ao valor de R$ 1.550.