A Prefeitura de Dourados está com os preparativos adiantados para a 12ª Festa do Peixe, que acontece este ano entre os dias 23 e 27 de março no parque ambiental Primo Fioravante Vicente (Rego D´Água), no Jardim Água Boa. A proposta do prefeito Murilo é fazer uma festa tão bonita como as dos últimos anos, porém agregando mais opões de lazer e comercialização de peixes.
A festa está sendo organizada pela Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), com apoio de outras pastas como a Secretaria de Cultura, Funed, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Obras e Imam.
Além de trabalhar na programação do evento, definindo as atrações culturais esportivas, a parte de infraestrutura e a organização dos produtores que fornecerão os peixes a Prefeitura prepara mais um lago no Parque Primo Vicente, onde acontecerá o torneio de pesca. A Secretaria de Obras está finalizando o lago, que fica na área norte do parque e plantando grama em toda era área do parque. Com dois lagos, os pecadores que vão participar do torneio ficarão muito mais confortáveis.
Com relação à venda de peixe insensibilizado (resfriado), mesmo processo no ano passado, a Prefeitura trabalha para aumentar o número de fornecedores para evitar que falte o pescado ao consumidor. Ano passado foram vendidas 12 toneladas, porém não foi suficiente para atender toda a demanda. Para este ano já há 12 produtores inscritos. Demais interessados podem procurar a Prefeitura. A comercialização de peixes deve ocorrer durante todos os dias do evento.
Mesmo como dificuldade de recursos, a Prefeitura trabalha para garantir mais opções na praça de alimentação e melhorar a qualidade dos shows. Haverá ainda feira de produtos hortifrutigranjeiros e da economia solidária.
A Festa do peixe é uma das mais tradicionais de Dourados e atrai também turistas da região. Na edição do ano passado em torno de 30 mil pessoas passaram pelo Parque Primo Vicente entre os dias 31 de março a 5 de abril.
A festa, promovida pela Prefeitura, é apoiada por vários parceiros, entre elas a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), MS-Peixe, Apropeixe, Ministério Público Estadual, UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae, Governo do Estado e Governo Federal.