A sinalização horizontal da Avenida Marcelino Pires em Dourados passa por revisão completa pela prefeitura através da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Por recomendação do prefeito Murilo, o trabalho passa a ser executado para não afetar o trafego no local.
“É a via de maior fluxo que temos em Dourados, então o prefeito Murilo nos pediu para que o serviço fosse noturno, de forma a não prejudicar o trânsito, principalmente nos horários de pico”, explica Nelson Almirão, diretor da Agetran.
Será atingida pelos trabalhos toda a extensão da avenida entre a rua Assis Rasslen e o Monumento ao Colono, popularmente conhecido com o “Mão do Braz”. Entre outros, é feito a pintura dos meios-fios, sinalização para cadeirantes, faixas de pedestre, divisórias das pistas, entre outros.
“Em períodos chuvosos como nos últimos dias em que a pintura fica impossibilitada, aproveitamos para fazer na manutenção da sinalização vertical, substituindo placas, por exemplo. O trabalho nunca está parado”, conta Almirão. As ações na Marcelino devem levar todo o mês de março.
A Avenida Joaquim Teixeira Alves também é alvo dos trabalhos, mas este é feito no período diurno. Esta passa por revitalização da sinalização horizontal do cruzamento com a rua Dom João VI até aquele com a rua Assis Rasslen. “Mesmo os locais em que ainda não houve recuperação do asfalto, mas é via de grande fluxo, estamos melhorando a sinalização até que a pavimentação seja recuperada, já que é uma questão de segurança”, ressalta o diretor.
O trabalho de revitalização deve atingir ainda mais vias de grande fluxo de veículos. As próximas devem ser as avenidas Weimar Gonçalves Torres e a rua Raul Frost que atualmente passa por obras de recapeamento. O município ainda vai definir qual destas receberá os trabalhos primeiro, levando em consideração diversas variáveis, como as obras já executadas ou que ainda serão feitas na pavimentação.
Além das ações em vias de grande fluxo, a Agetran ainda atende os mais diversos bairros da cidade com reparos na sinalização de forma pontual. A prioridade seja na área central ou não, é sempre para locais onde já maior movimentação e necessidade de reforço na segurança, como o acesso a escolas e instituições da área da saúde, por exemplo.
O município entende que a sinalização é uma estratégia de segurança, já que contribui para direcionar e ordenar o trânsito nas vias. Se cada pessoa, esteja de carro, moto, bicicleta ou a pé; fizer sua parte e respeitar os sinais nas pistas, acidentes podem ser evitados.
A vigilância da população também é importante e a Agetran trabalha em parceria com a comunidade, que pode informar os locais onde é necessária a manutenção da sinalização por ações de vândalos ou outros motivos. O telefone é o 3424-2005 e o cidadão também pode enviar um e-mail para transito@dourados.ms.gov.br .