Buscando melhorias e adaptações, a prefeitura através da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) tem promovido diversas mudanças da área de iluminação pública da cidade. Aos poucos, e principalmente nas vias de maior fluxo de veículos, o município vem substituindo as lâmpadas de mercúrio (amarelas) por vapor de sódio (as brancas), que proporcionam maior luminosidade.
Umas das avenidas com trabalho em andamento nesse sentido são as avenidas Weimar Gonçalves Torres e José Roberto Teixeira. Só da rotatória da Avenida Indaiá até a via de acesso ao Hospital Universitário, foram instalados 80 novos braços de luminárias de 250W de vapor de sódio.
Outro trabalho já iniciado é a melhoria na iluminação pública de toda extensão da Avenida Vilson Gabiatti, região do Jardim Colibri, que está recebendo pavimentação asfáltica. São 68 novos pontos de iluminação com braços/luminárias de 250W vapor de sódio e substituição de 32 braços/luminárias de 70W existentes por novos braços/luminárias de 250W de vapor de sódio.
No mês de janeiro a equipe da Semsur iniciou o trabalho de instalação de novos braços de iluminação dos postes do canteiro central da Rua Weimar Torres. São 110 conjuntos de braços ornamentais (dois braços). A instalação está sendo feita em toda a extensão da avenida.
De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública da prefeitura, Luiz Augusto Nepomuceno de Oliveira, as novas adaptações na Weimar vão garantir maior luminosidade em toda a extensão da via e um visual bem mais bonito.
Segundo ele, é um projeto do prefeito Murilo que visa a melhoria da iluminação pública na cidade, proporcionando mais visibilidade no trânsito e mais segurança para a população.
Ele lembra que os novos pontos de iluminação pública aumentam constantemente em Dourados, principalmente por causa dos novos loteamentos sociais e particulares, que tornam necessária a instalação de novas redes. Além da expansão constante, as equipes da prefeitura através da Secretaria de Serviços Urbanos fazem um trabalho permanente para não deixar faltar esse benefício à população.
Manutenção – Além da implantação de luminárias em novos pontos e substituição de todo o conjunto em outros locais, a prefeitura mantém o serviço de disque lâmpada. O responsável por esse setor, Luiz Augusto, afirma que são em média de 30 a 40 chamadas para manutenção por dia. O prazo para atender a solicitação é de até cinco dias úteis, mas na maioria dos casos as equipes conseguem trocar a lâmpada queimada ou danificada em menos tempo. “Com exceção do dia com chuva, quando o serviço não é executado por medida de segurança, conseguimos atender a maioria das solicitações em menos de cinco dias”, afirma Luiz.
As reclamações podem ser feitas ao Disque Lâmpadas através do telefone (67) 34248620.