A prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Saúde, inspecionou na semana passada 2.975 imóveis no sentido de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nos dias 2 e 3, o mutirão de combate ao mosquito visitou os distritos de Vila Vargas, Vila Formosa, Macaúba, Vila São Pedro, Panambi e Indápolis. Nesses locais foram localizados e eliminados 81 focos do Aedes aegypti e foram emitidas 31 notificações.
Os mutirões foram feitos pelos agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) e trabalhadores dos serviços gerais da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) que fizeram a limpeza nos imóveis em situação mais critica e fizeram roçada e retirada de entulhos e materiais que podem acumular água parada. Foram disponibilizados caçambas para retirar todo o lixo.
Lira – Nesta semana o CCZ realiza um novo LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) que é feito no inicio de cada ciclo (a cada dois meses), totalizando seis amostragens durante o ano.
Através de um programa fornecido pelo governo federal, é sorteado os quarteirões a serem trabalhados, e dentro destes quarteirões, se trabalha a primeira e quinta casa.
Oficina – Na quarta-feira os agentes de endemias participaram de uma oficina de sensibilização para o enfrentamento ao mosquito Aedes. No sábado (12) estão programadas visitas domiciliares no bairro Terra Roxa. Serão feitas inspeções nos imóveis, orientação aos moradores, eliminação e tratamento (com larvicida) dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O imóvel em situação crítica, não atendendo as solicitações previstas na Lei Municipal nº 2850 de 2006, será notificado e estará sujeitos a multa.
“Realizaremos a distribuição de panfletos orientativos, através dos agentes de endemias e também vamos prestar esclarecimentos ao moradores sobre o mosquito”, disse a coordenadora do CCZ, a bióloga Rosana Alexandre da Silva. O ponto de encontro será na Escola Estadual Alício de Araújo, às 7h. O trabalho se estende até às 12h.