Foi iniciada neste dia 5 de junho e continuará nos dias 8, 14, 19 e 22, as ações de prevenção, diagnósticos por meio de testes rápidos e consultas médicas no Presídio Estadual de Dourados, promovidas pela Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde. Com o crivo do Sistema Único de Saúde, o trabalho acontece através do Departamento de Vigilância em Saúde e do Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com a direção e o setor de saúde do presídio.
As ações programadas visam cumprir metas estabelecidas no Plano de Ações e Metas 2017, com a finalidade de atender às diretrizes voltadas à política de saúde, em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis, e abrange a população encarcerada.
“Nosso principal objetivo é fortalecer a política pública de saúde e o enfrentamento das DST/ HIV/AIDS e hepatites virais junto à população do sistema prisional”, disse Berenice de Oliveira Machado Souza, coordenadora municipal de DST/Aids/Hepatites Virais. Em torno de 300 internos devem fazer pelo menos exames cada um.
Segundo a Secretaria de Saúde, a necessidade de ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças nos presídios é mais urgente, com a constatação de que pessoas privadas da liberdade estão especialmente suscetíveis às doenças sexualmente transmissíveis e hepatites. “O próprio contexto carcerário reúne diversas situações de vulnerabilidade, como a falta de informações, desconhecimento sobre os sinais e sintomas”, completa Berenice.
Diante disso e com o novo panorama do SUS, que representa um conjunto de ações e serviços de saúde que têm por finalidade a promoção de maior qualidade de vida para toda a população brasileira, a meta é proporcionar o acesso das pessoas a uma assistência integral à saúde com equidade. “Este é um novo panorama de questões e exigências com as quais as diferentes organizações de saúde precisam conviver na busca do cumprimento do mandamento constitucional de que ‘a saúde é um direito de todos e um dever do Estado’”, explicou a coordenadora sobre as justificativas da ação no presídio.