Já estão em pleno funcionamento os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jóquei Clube e do Parque do Lago II que foram reformados e ampliados na atual administração. O objetivo foi criar espaços mais adequados para proporcionar maior conforto às famílias com menor poder aquisitivo e de vulnerabilidade social.
Cada Cras atende uma média de 10 mil pessoas por mês e realiza acompanhamento, em média, a 200 famílias, de forma permanente.
O investimento para as obras foi de recursos próprios do município através do FMIS (Fundo Municipal de Investimento Social). Segundo a secretária de Assistência Social Ledi Ferla, as obras foram realizadas para adequar a estrutura física às necessidades dos Cras.
“Nossos Cras atendem muitas famílias e o espaço já não estava mais comportando a demanda. Então precisamos criar estrutura necessária para melhorar o atendimento ao usuário”, disse a secretária.
Ela explica que os Cras precisam ter uma quantidade de salas adequadas, banheiros, recepção. Os espaços também precisam ser agradáveis e preparados para proporcionar um atendimento digno às famílias, como determina o prefeito Murilo.
No total são oito são oito Cras em diferentes regiões da cidade, distritos e aldeia indígena, incluindo o Cras central.
Outras unidades dos Cras passaram por reformas e ampliações durante a administração do prefeito Murilo, como o Cras Indígena, Água Boa, Cachoeirinha e o Cras Canaã I, cujas obras foram entregues à comunidade no ano passado.
Acolhimento – Ledi Ferla lembra que os Cras desenvolvem um importante trabalho de apoio às famílias, oferecendo serviços de proteção social básicos.
As unidades ainda fazem encaminhamento para o Cadastro Único e BPC (Benefício de Prestação Continuada), e outros programas ligados à Assistência Social. Além disso, são milhares de famílias que participam de grupos e serviços de fortalecimento de vínculos realizados nestes locais. Há ainda palestras e projetos a todos os frequentadores e também voltados a públicos específicos, como mulheres, idosos, jovens e crianças.