A Prefeitura de Dourados inaugura nesta segunda-feira às 10h os dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Vida, unidade que oferece atendimento de média e alta complexidade a pacientes de 33 municípios da região através do SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira, a ativação dos novos leitos faz parte do trabalho de melhoria e reestruturação do hospital, iniciado em 2013, quando a prefeitura assumiu o gerenciamento da unidade que é referência no atendimento pelo SUS para toda a população da Grande Dourados e da região sul.
“A implantação desses novos leitos é resultado do trabalho que nós fizemos, com total apoio do prefeito Murilo, com o governo do Estado. As novas UTIs serão gerenciados por uma empresa privada, iniciando uma nova forma de disponibilizar atendimento de saúde, com qualidade e respaldo de uma equipe super especializada”, explicou Sebastião Nogueira.
De acordo com o secretário, a empresa Intensicare foi contratada através de licitação e inaugura “um novo patamar em UTI aqui em nossa cidade, pois é um pessoal com uma experiência bem longa e que administra leitos de UTI em vários lugares do país”.
Nogueira informou que muito em breve o Hospital da Vida contará com 20 leitos de UTI, já que os dez existentes serão desativados provisoriamente hoje para uma reforma completa do setor. “Vamos reformar a UTI velha, adequar todo o sistema a melhores condições de atendimento ao paciente e o serviço deve durar de 20 a 30 dias. Depois disso aí sim teremos 20 leitos de UTI no Hospital da Vida”, explicou.
PARCERIA
Sebastião Nogueira explicou que o funcionamento dos novos leitos de UTI faz parte de uma parceria do município com o Estado de Mato Grosso do Sul. “O Estado vai financiar esses dez novos leitos como resultado de um trabalho que fizemos junto com o secretário estadual [Nelson Tavares]”.
Conforme o secretário, como resultado do trabalho feito pela atual administração para melhorar os serviços de saúde, o Estado vai pagar mensalmente para a empresa terceirizada R$ 510 mil pela locação dos dez leitos. Os recursos serão repassados para a Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), que contratou a empresa terceirizada através de licitação.
Sebastião Nogueira explicou que todos os equipamentos instalados na nova UTI são da empresa Intensicare. “Toda a equipe que vai trabalhar na nova UTI, incluindo médicos e demais profissionais, serão pagos pela empresa terceirizada. Medicamentos e insumos utilizados no atendimento aos pacientes também serão de responsabilidade da empresa. Se o equipamento quebrar, a manutenção será feita pela empresa”, explicou.