A prefeitura de Dourados, em parceria com a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) inaugurou nesta terça-feira (6) o Centro de Testagem e Monitoramento, na Rua Esthon Marques, 2450, bairro Parque dos Coqueiros. A Federação doou para a prefeitura 5 mil testes rápidos de diagnóstico da covid-19. Com essa ajuda, o município começa a testagem em massa de toda a população de forma gratuita.
O atendimento será das 8h às 18h, com demanda espontânea, ou seja, pessoas com sintomas gripais podem ir direto na unidade para realizar o teste. O exame oferecido é o teste rápido de antígeno para diagnosticar a Covid-19.
“Absolutamente ninguém faz nada sozinho. Com a Fiems encontramos pessoas que estão sendo instrumento de apoio fundamental para que possamos avançar nesse momento tão difícil. Quero aproveitar esse momento para fazer um agradecimento muito especial a cada um dos servidores da saúde da cidade de Dourados, vocês têm sido fundamentais, sem vocês não teríamos chegado a esse momento. Não podemos estar confortáveis quando já perdemos mais de 600 douradenses para essa doença, mas continuamos vigilantes, trabalhando, porque sabemos que é o esforço coletivo que vai nos tirar desse momento. É com a vacinação de toda nossa população que teremos sucesso nessa pandemia, e temos dedicado todos nossos esforços nesse sentido”, declarou o prefeito Alan Guedes.
O chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiems, Robson Del Casale, explicou que a doação dos testes faz parte de uma ação, que a Fiems leva a vários municípios do Estado. “Acreditamos muito que a retomada da economia só acontece com as pessoas vacinadas e por isso temos direcionado nossos esforços em ajudar a controlar a pandemia e a testagem em massa faz parte dessas ações”, declarou.
Representando o presidente da Federação Sérgio Longen, o Dr Gilson Lomba, destacou que um local de referência representa um avanço. “Com a testagem o município consegue monitorar a situação. Assim como a vacina, a testagem em massa está entre as ações mais eficazes”.
Nesta semana Dourados foi destaque nacional depois que zerou a fila da UTI após realizar o lockdown na cidade. Com a iniciativa, o município observou também redução de 52% na média móvel dos casos na primeira semana após a decisão.
O secretário municipal de saúde, Waldno Lucena, reforçou que a decisão do prefeito Alan Guedes, de fechar e de investir na imunização, foi determinante. “Agora a testagem rápida garantirá o isolamento imediato tanto de sintomáticos quanto de assintomáticos. Com isso ajudamos a controlar a propagação do vírus. Vivemos num momento de incerteza com a pandemia, mas observamos uma queda das contaminações em Dourados e estamos tentando manter essa redução. Temos conseguido avançar na imunização, tão logo for possível vamos diminuir a idade e vacinar nossa população”, pontuou.
A líder do governo na Câmara, vereadora Daniela Hall, esteve na inauguração, ao lado do presidente da Casa, Laudir Munareto, e dos vereadores Olavo Sul, Elias Ishy e Sérgio Nogueira. Ela aproveitou para parabenizar a iniciativa. “Mais uma parceria que tenho certeza que dará certo. O exemplo claro é o drive, esse final de semana tivemos recorde de imunizações. Parabéns ao Alan pela coragem, fomos questionados, mas hoje vemos como essa decisão foi necessária, fomos notícia nacional, exemplo para todo o país. Com certeza essa será mais uma ação de sucesso”, afirmou.