A Prefeitura de Dourados está desenvolvendo através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar um projeto para incentivar a produção de frutas e Urucum nas aldeias.
Esta semana técnicos da secretaria fizeram a distribuição de mais de quinhentas mudas de arvores frutíferas e de Urucum para um grupo de cinquenta famílias das aldeias Bororó e Jaguapiru.
“A pedido da prefeita Délia Razuk a Secretaria de Agricultura Familiar está empenhada em incentivar esta nova atividade como forma de garantir a geração de renda para as famílias indígenas”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt.
Conforme o secretário o objetivo é aproveitar o período chuvoso que se aproxima para realizar os plantios, e assim fomentar a produção de alimentos para subsistência, e a comercialização do excedente.
Bittencourt afirmou que as famílias indígenas já têm o habito de cultivar o Urucum para a produção do Colorau para ser usado como tempero e como pintura para as festas tradicionais.
Na própria Reserva Indígena, segundo o secretário, os indígenas realizam uma pequena feira onde são comercializadas as frutas e o colorau produzido.
Com a destruição das mudas a produção será ampliada com o apoio técnico de Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas da Secretaria.