Com as recentes contratações de médicos realizadas pela Prefeitura de Dourados, as 55 Unidades Básicas de Saúde que atendem a cidade e os distritos ficam com o quadro de profissionais completos, algo que não acontecia há mais de 10 anos em Dourados.
“Quando iniciou a gestão do Alan Guedes tínhamos um déficit de 45% de médicos na Atenção Primária. Uma das maiores dificuldades era encontrar profissionais qualificados e principalmente interessados, pois o salário não era atrativo”, explicou o secretário adjunto de Saúde, Márcio Grey Figueiredo.
Um fator determinante para aumentar o quadro foi o aumento do teto remuneratório municipal. Agora com salário e produtividade, a remuneração do médico saltou de R$ 12.500,00 para R$ 18.000,00, fazendo com que muitos profissionais optem por Dourados para trabalhar, o que não ocorria antes da correção do teto.
Márcio destaca ainda que a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) estuda a possibilidade de ter um médico disponível para cobrir “falhas” na escala, já que é comum os profissionais ficarem afastados por questões de saúde ou por férias.
“No último processo seletivo que fizemos, dos 50 médicos inscritos, 40 estavam habilitados para ocupar as vagas. Contratamos 17 médicos e agora temos uma fila de espera, caso surjam novas demandas, há muito tempo isso não era possível. Estamos analisando a situação para que haja um profissional que possa atender em situações específicas, assim a população não fica sem o atendimento necessário”, comentou Márcio.
O prefeito Alan Guedes disse que com o quadro de médicos completo na rede pública dá mais segurança para as pessoas que buscam atendimento na rede primária e que esse esforço de contratação também irá para outras áreas. “Estamos com um concurso aberto para vários segmentos. São 57 vagas. É um compromisso que temos com a carreira dos funcionalismo, mas também o objetivo de melhorar os serviços no município”, destacou o prefeito.