Projeto Roça Orgânica tem sido implantado nas aldeias com grande adesão e produtividade – Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por meio das secretarias municipais de Agricultura Familiar e de Educação e da Ceaid (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados), com a cooperação das escolas indígenas e da escola estadual de Ensino Intercultural Guateka, Embrapa, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), apoia o projeto de implantação de roça orgânica na escola municipal Tengatui Marangatu.
O projeto esta utilizando uma área 11,2 mil metros quadrados, sob a responsabilidade da escola e teve, nos meses de novembro, dezembro do ano passado, o plantio de mandioca, feijão, batata, inhame, arroz e milho.
“Por meio de técnica moderna utilizada, a meta é mostrar à comunidade escolar, pesquisadores e comunidade indígena, que é possível utilizar em espaço pequeno para produzir alimentos e recuperar alguns germoplasmas esquecidos ou não utilizados pela comunidade indígena das aldeias Jaguapiru e Bororó”, disse o coordenador do projeto, professor Cajetano Vera. O diretor do projeto é Aginaldo Rodrigues.
O projeto Roça Orgânica Consorciado de multiculturas de plantas, visa demonstrar que é possível utilizar o espaço pequeno para produzir alimento para suprir as necessidades diárias de alimentos e também, produzir banco de sementes, e manter o ensino e aprendizagem.
Projeto Roça Orgânica tem sido implantado nas aldeias com grande adesão e produtividade – Divulgação
“As sementes procedentes deste projeto são doadas para a comunidade local. Os produtos procedentes da roça serão utilizados na merenda escolar e também doados à famílias carentes”, disse Aginaldo.
Para festejar a implantação do projeto, no dia 17 de abril acontece a Festa da Colheita, em comemoração à Semana dos Povos Indígenas. A abertura do evento esta programada para 8h com ações durante todo o dia. A organização espera a participação dos alunos da escola e os convidados, quando haverá a colheita de milho, arroz, mandioca e outros cultivares.