A Prefeitura de Dourados, por intermédio do programa IST/Aids e Hepatites Virais, iniciou nesta sexta-feira (22) as ações alusivas ao “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”, celebrado dia 28 de julho. Todas as atividades fazem parte do “Julho Amarelo” mês de combate a doença.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Aurenita Barbosa, as atividades tiveram início com uma palestra realizada no Mackenzie Hospital Evangélico – Dr. e Sra. Goldsby King. “Esta primeira ação tem foco os profissionais da enfermagem, cerca de 50 enfermeiros e técnicos acompanharam a palestra ministrada pela enfermeira Stephany Anastacia Serpa Alarcon, apresentando os principais sintomas e formas de tratar a doença”, ressalta.
A programação continua na segunda-feira, dia 25, a partir das 8h, na Ambev, com oferta de 320 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A equipe vai atender em uma van itinerante. Já na terça-feira, dia 26, às 8h, no BRF S.A., haverá um trabalho de orientação, distribuição de materiais educativos e informativos, de kits com preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.
Na quinta-feira, dia 28, será realizado o dia “D” na Coamo. Serão ofertados 480 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, acompanhado do trabalho de orientação, distribuição de materiais educativos e informativos, de kits com preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.
Todas as ações serão realizadas em parceria com o SEST/SENAT, com brindes para as pessoas que coletarem os exames. “O diagnóstico precoce da hepatite é fundamental para que o paciente tenha acesso ao tratamento, com melhor resposta dos medicamentos, pois a hepatite tem cura”, destaca Aurenita.