A prefeitura de Dourados vai passar a utilizar um sistema de comunicação interna informatizada que visa substituir a tradicional C.I (Comunicação Interna), de papel. A C.I é utilizada para comunicação interna de um departamento para outro com objetivo de fazer pedidos ou outras demandas de interesse do poder público municipal. É mais uma inovação no processo de melhoria da gestão implementado pelo prefeito Murilo.
O sistema piloto está sendo instalado primeiro na Secretaria de Saúde e em todos os postos de saúde do município. “O sistema visa facilitar a comunicação, gerenciar as solicitações entre departamentos, organizar as pendências de cada departamento escalando prioridades e permitindo um agendamento interno hierárquico, criando ainda um registro de consumo dos produtos e serviços utilizados para o atendimento da demanda, gerando estatísticas, identificação de gargalos na produtividade, economia de tempo, de recursos humanos e de materiais, principalmente do papel.”, explica Rafael Henrique Koller, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, que criou o sistema junto com Valter Pires, diretor do Departamento de Manutenção em Informática e Rui Oscar Muhlbach diretor do Departamento de Gestão de Serviços.
Os funcionários da Secretaria de Saúde passaram por treinamento nesta terça-feira, 2, no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal) e tirando várias dúvidas sobre a utilização do novo sistema.
De acordo com Rafael, após a instalação na Secretaria de Saúde, o sistema vai passar a integrar outras secretarias da prefeitura. A próxima ser instalada será a Semad (Secretaria de Administração).
“Aos poucos, vamos acabar com a comunicação de papel, migrando para a comunicações on-line, onde cada departamento vai poder ter um controle dessas demandas internas e gerar estatísticas que colaboram com ações estratégicas e preventivas que cada departamento adota em seu fluxograma.”, comenta Rafael.