Na manhã desta quarta-feira (19), a Prefeitura de Dourados acompanhou a visita dos representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e CCR MSVia na BR-163, para levantamentos sobre a questão dos acessos às propriedades e estabelecimentos localizados às margens da rodovia.
Antes da visita ocorreu uma reunião no gabinete da prefeita Délia Razuk, que pediu agilidade em soluções tendo em vista os prejuízos causados à população com o fechamento de acessos no perímetro urbano da via, com a instalação de guard rails.
Vários pontos da via receberam as visitas dos técnicos, acompanhadas pelos secretários municipais de Planejamento Urbano José Elias Moreira, de Obras Públicas Tahan Sales Mustafá e de Serviços Urbanos Joaquim Soares, também por moradores e empresários locais, além dos vereadores Junior Rodrigues (PR), Olavo Sul (PEN) e Silas Zanata (PPS).
O engenheiro da CCR MS Via, Fausto Camilotti, citou que as análises ocorrem na busca de uma solução para a questão, tendo em vista segurança e acessibilidade aos moradores e empresários locais, conforme solicitado pela prefeita Délia Razuk. Ele citou que a decisão deve acontecer até a sexta-feira (21).
Durante a vistoria nos acessos fechados foram colhidas sugestões da população. O secretário José Elias Moreira explicou que, ao todo, 15 pontos foram fechados e verificam-se quais poderão ser reabertos, sendo que ocorrerão obras paliativas, até que se construa uma pista auxiliar ao lado da pista principal.
Ele ressaltou que o encaminhamento de soluções ocorre devido à articulação da prefeita Délia Razuk junto a representantes políticos em Brasília. Recentemente a prefeita e o secretário estiveram reunidos com o ministro dos Transportes Maurício Quintella, em reunião articulada pelo senador Waldemir Moka e que teve a participação de representantes da bancada de Mato Grosso do Sul e ainda de vereadores locais.
“Pude acompanhar a prefeita em Brasília e tivemos um apoio muito grande, sobretudo dos nossos senadores, e o ministro determinou que os técnicos fizessem essas visitas e estamos acompanhando para a melhor solução possível”, disse José Elias.
Ainda conforme o secretário, o levantamento realizado nesta quarta-feira será encaminhado para a ANTT e para a sede da CCR na capital e “até sexta-feira, aguarda-se o posicionamento”.