O prefeito Murilo acertou na mudança da Festa Junina de Dourados para a Praça Antônio João. Os elogios ao local, organização e segurança foram unanimes. Ao longo de quatro noites milhares de pessoas foram à praça confraternizar com suas famílias e amigos. Teve apresentações de quadrilha, shows, comidas e bebidas típicas e muita confraternização.
“Ficou muito bom. O prefeito tá de parabéns. O público que vem aqui é diferente, é mais família, é o mesmo que vai na Expoagro. O espaço é bom, é seguro, não vi uma briga. Achei importante que a Prefeitura também valorizou o comércio local”, afirma Hélio Martins, dono da Hélio Lanches, que ficou muito contente com os resultados do trabalha na festa.
O público, da mesma forma, gostou muito. Para os coordenadores da barraca do CTN (Centro de Tradições Nordestinas), Acelino Rodrigues de Carvalho e Carlos Brasil, a festa ficou maravilhosa na praça. “A praça é do povo e o povo vem celebrar”, diz Acelino. “Estamos observando um público diferente. As pessoas se sentem seguras e vem participar”, acrescenta Brasil.
A 38ª Festa Junina de Dourados, organizada pela Prefeitura, fez parte da comemoração dos 80 anos da cidade, cuja programação será fechada no aniversário da cidade, em 20 de dezembro. A festa, uma das mais tradicionais do Estado, teve shows nacionais e regionais – incluindo a apresentação de Leo Goiano e Girsel da Viola na noite de sábado -, praça de alimentação coberta com 41 barracas, parque infantil, banheiros químicos e muita segurança.
O concurso de quadrilha contou com a apresentação de 29 grupos das escolas municipais, Centro de Educação Infantil Municipal e da terceira idade. A festa também contou com a ‘Casa da Roça’, decorada com temas juninos para visitação e fogueira estilizada.
O prefeito Murilo também comemorou muito o resultado da festa. “A gente fica muito feliz de ver as famílias participando. Com a mudança aqui para a praça vi mais famílias na festa e isso nos enche de alegria. É um local mais centralizado e de fácil acesso para todos. A presença do público foi muito boa, foi uma verdadeira festa do povo”, afirma.
O trabalhador autônomo Kaíque Vozni foi passear na festa com a esposa Évila e o filho Rafael, de apenas dois anos, e gostou bastante. “Apesar de aqui a gente ter menos estacionamento gostei mais. É mais centralizado. Também achei que a parte de alimentação e diversão melhorou em opções”, disse.
Fernanda Martinez, de Jardim, e Ana Paula Ceolin, estudantes universitárias em Dourados aprovaram o novo local. “Ficou bom e seguro”, disseram. A enfermeira Ádria Morais, que prestigiou a festa sábado à noite com o esposo e três filhos, igualmente classificou o novo local como de fácil acesso e seguro.
O vereador Alan Guedes classifica a mudança como providencial para trazer a família de volta à festa junina de Dourados. “O que estamos vendo aqui é que quando tem oportunidade a família prestigia. Vim todos os dias e pude ver a família presente na festa. É mais centralizado aqui e favorece o acesso”, ressalta.
“Nunca deveria ter saído daqui. É pratico para todos, tem fácil acesso”, afirma Luiz Alberto Bonzi, o Tito, oficial da Receita do Paraguai, que mora em Dourados há 20 anos. Ele destaca o fácil acesso e a segurança como pontos fortes.
Para os empresários que investiram na festa com barracas de alimentação o sucesso foi muito grande também. “Superou as expectativas. A festa está muito organizada e segura. A gente vê que o pessoal está feliz, participando sem brigas e confusões”, diz Janaina Andrade Carneiro, que montou a barraca da Álvaro’s Spetos.
Ademilson Nascimento, da Burguer Café, lembrou que no pátio do Douradão o espaço era maior, porém não tinha o charme do centro da cidade. “Aqui agrega mais, todo mundo bem. Para nós o resultado foi muito bom”, destacou.
Para Zequinha, do Zequinha Lanches, que trabalha com lanches em Dourados há muito tempo, a festa na praça ficou mais perto do povo. “A praça é de todos, as pessoas tem esse sentimento. O espaço é menor, mas apesar disso a festa fica melhor aqui”, ressalta.
Quadrilhas
Classificação do Concurso de quadrilhas:
Categoria Melhor Idade:
1º Lugar – 30 pontos – Centros de Convivência do Idoso André’s Chamorro e Maria Martiniano.
Categoria Rojão (escolas particulares):
1º Lugar – 26 pontos – Colégio Anglo Unigran.
Categoria Rojão (escolas públicas):
1º Lugar – 22,5 pontos – E.E. Celso Muller do Amaral.
Categoria Bombinha:
1º Lugar – E.M. Lóide Bonfim de Andrade – 30 pontos;
2º Lugar – E.M. Padre Anchieta – 28 pontos ;
3º Lugar – E.M. Clarice Bastos Rosa – 27,5 pontos.
Categoria Chuvinha:
1º Lugar – E.M. Joaquim Murtinho – 30 pontos;
2º Lugar – E.M. Vereadora Albertina P. Matos – 29,5 pontos;
3º Lugar – E.M. Profª Antonia Candida de Melo – 28 pontos.