Depois de uma série de ações com a participação do Ministério Público, a Prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) colocou um fim aos problemas gerados por pneus velhos e demais resíduos pneumáticos produzidos na cidade. As ações incluíram cadastro de borracharias, campanhas de conscientização e fiscalização.
O diretor-presidente do Imam, Rogério Yuri Farias Kintschev, lembra que, ao assumiu o Imam, encontrou estocados no ecoponto da prefeitura o equivalente a 100 carretas lotadas de pneus e resíduos. A empresa que era responsável pelo transporte até Campo Grande não fazia o recolhimento.
Conforme a legislação federal, a empresa produtora tem a obrigação de promover o recolhimento. Em Dourados essas empresas se reuniram e contrataram uma recicladora, que faz o transporte do material recolhido em Dourados e encaminha para indústrias que utilizam o produto na fabricação do cimento, ferro e outras atividades que possuem caldeiras.
Yuri disse ainda que até chegar ao estágio atual, foi preciso fazer um trabalho até mesmo com os municípios vizinhos. Profissionais que fazem frete estavam recolhendo esses resíduos em toda a região e trazendo para Dourados, superlotando o ecoponto. O Imam teve que solicitar a intervenção da Guarda Municipal para evitar essa prática.
Atualmente todos os fretistas são identificados na chegada ao depósito, assim como particulares. Yuri informou que é grande o número, principalmente de proprietários rurais, que já adquiriram o hábito de levar os resíduos produzidos em suas áreas, diretamente ao ecoponto, sem nenhum custo.
De acordo com dados do Imam, desde a regularização do sistema saem de Dourados para reciclagem, semanalmente, pelo menos três mil pneus e mais uma tonelada de resíduos. Três vezes por semana a empresa coletora encaminha veículos para fazer o transporte, mantendo controlado o volume armazenado no ecoponto.
Para o diretor do Imam, esse é um trabalho sempre cobrado pelo prefeito Murilo, por se tratar de um meio de manter a cidade limpa e principalmente evitar a formação de criadouros do mosquito da dengue, já que o pneu é um importante depósito de água. Yuri afirma que atualmente é muito raro ver esse tipo de produto jogado em terrenos baldios.
Como o prédio do ecoponto – localizado em uma área da prefeitura próximo ao Trevo da Bandeira passa por ampliação – o Imam quer expandir a atividade e receber também resíduos eletrônicos. O Instituto de Meio Ambiente está em busca de uma empresa para fazer o recolhimento e assim, solucionar mais um problema ambiental em Dourados.