Na manhã desta segunda-feira (01), a prefeita Délia Razuk deu posse aos membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em cerimônia no auditório da Prefeitura de Dourados. Ligada a Secretaria Municipal de Saúde, a instância colegiada, consultiva e deliberativa terá o direcionamento de agregar melhorias à qualidade da assistência prestada aos usuários de serviços de saúde no município.
O Núcleo contará com profissionais que atuam na Atenção Básica/Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Atenção Especializada, Saúde Bucal e Assistência Farmacêutica.
A composição do NSP foi divulgada no Diário Oficial do Município do dia 22 de março, em resolução da Secretaria Municipal de Administração. A prefeita Délia Razuk deu posse aos representantes e enalteceu a proposta do NSP em Dourados.
A gerente do Núcleo de Atenção Básica, Luzimeire dos Santos Teixeira e membro do NSP, destaca que os representantes do NSP são profissionais que acompanham os serviços de cada eixo da Saúde em Dourados e auxiliarão no planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas que visem a segurança do paciente nas unidades de saúde.
“São pessoas que já têm um olhar voltado para a segurança do paciente e vão apoiar em medidas que venham aprimorar o cuidado com o usuário dos serviços, evitar riscos e impactar na melhor fluidez dos atendimentos”, disse. O NSP foi estruturado sob orientação da RDC 36/2015 da Vigilância Sanitária.
O secretário-adjunto da Saúde, Vagner da Costa, destacou que o NSP impactará positivamente aos serviços prestados nas unidades de saúde, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital da Vida e em outras unidades que possuem núcleos que visam à segurança do paciente.
Ele cita que com base em ações planejadas será possível identificar pontos que poderiam oferecer riscos aos pacientes de alguma forma e sanar essas condições.
“Tudo será voltado para a segurança do paciente como um todo e para melhorias que devem ser constantes na assistência prestada à população”, enfatizou.
Os representantes se reunirão constantemente para debates do NSP. Conforme Luzimeire, capacitações serão ministradas aos envolvidos, bem como avaliações e monitoramento dos trabalhos e das ações vinculadas ao Plano de Segurança Paciente em Serviços do Município.