Os atendimentos oftalmológicos da Caravana da Saúde seguem até sábado (30) em Dourados. O prazo para consultas, no entanto, termina nesta terça-feira (26). A partir dessa data, serão realizadas apenas cirurgias de cataratas. Já para as demais especialidades, o objetivo é atingir 1.600 procedimentos cirúrgicos, independentemente do tempo.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, desse número, 1.300 indivíduos serão acolhidos em Dourados e 300 em Fátima do Sul, atendendo a demanda da região. O secretário adjunto de Saúde da Prefeitura, Márcio Figueiredo, explica que além dessas ações em Hospitais como o “da Vida”, Regional (antigo São Luiz) e Cassems, ainda há uma meta de realizar vários exames, como exemplo 2.600 ultrassonografias, 1.200 tomografias e 500 ressonâncias.
Além disso, nesta terça-feira é oferecido também um workshop de Vigilância em Saúde e uma oficina para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. A intenção é capacitar os servidores tanto sobre as doenças, como a dengue e microcefalia, além de atualizá-los sobre os demais encaminhamentos institucionais.
Consultas
A Secretaria informou, anteriormente, que tem sobrado vagas para os atendimentos em oftalmologia. Quem ainda tiver interesse, portanto, deve procurar a sede do evento, localizada no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão – o Jorjão – na rua Itamarati, 100, no Jardim Água Boa. Lembrando que, para operações de catarata, o indivíduo deve ter, preferencialmente, acima de 55 anos.
A Caravana é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Dourados para a reestruturação da rede pública de saúde. Aqueles que não conseguiram participar do evento tem também a oportunidade de ser atendido mais rapidamente no serviço regular.